Museu Bernardino Machado e Casa-Museu Abel Salazar em parceria cultural

O Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, e a Casa-Museu Abel Salazar, do Porto, estão a promover ao longo deste mês uma parceria cultural, que prevê uma maior divulgação destas duas figuras da história nacional. Para isso, o Museu Bernardino Machado promove amanhã, pelas 16h00, uma conferência intitulada “Abel Salazar e Bernardino Machado: contrastes e afinidades”, conduzida pelo Coordenador Científico do Museu, Norberto Ferreira da Cunha.
No mesmo dia, o espaço inaugura a exposição “Caricaturas de Abel Salazar”. A mostra, organizada pela Casa-Museu Abel Salazar, é composta por 21 caricaturas da autoria de Abel Salazar, retratando professores e figuras públicas do início do século XX, como por exemplo Dr. João Monteiro de Meyra, Visconde de Guilhermil, Joaquim Graça, Almeida Brandão, Luís Viegas, entre outros. Por sua vez, a Casa-Museu Abel Salazar inaugura a exposição de “Caricaturas de Bernardino Machado”, promovida pelo Museu Bernardino Machado.
Publicadas em vários periódicos humorísticos de finais do séc. XIX e da primeira metade do século XX, os desenhos são da autoria de alguns dos mais consagrados caricaturistas da época como Rafael Bordalo Pinheiro, Jorge Colaço, Leal da Câmara, Silva e Sousa, Francisco Valença, Stuart Carvalhais, Amarelhe, Jorge Barradas, entre outros, dando a conhecer as várias facetas de Bernardino Machado.

in: Presspoint

beruby.com, o portal onde podes poupar!

Autor : Vila Press Geral Hora: 14:25:00 Tema:

 

Número total de visualizações de página

Visitas

eXTReMe Tracker
Famalicão On-line -. Com tecnologia do Blogger.