Centenas de milhares de euros em
dinheiro e bens entregues por mais de uma dezena de vítimas desesperadas
em Famalicão, prometia solução para todos os males.
Via: Jornal de Notícias
Pages - Menu
▼
Fotógrafo de Famalicão vence World Press Photo

Daniel está desempregado desde Setembro, altura em que desistiu do foto-jornalismo por se encontrar numa situação de emprego precário e vendeu o material fotográfico “para conseguir sobreviver”, mas a fotografia que tirou de crianças a jogar à bola na aldeia de Dulombi, na Guiné-Bissau, já está a mudar-lhe a vida.
“Sempre quis ganhar o World Press Photo, mas nem acredito no que aconteceu. Foi a primeira vez que concorri. E foi um colega meu que me ligou de manhã. Eu ainda não sabia porque não tinha visto o email“, diz Daniel Rodrigues ao P24.
“Pelos vistos, parece que agora a Canon Portugal vai disponibilizar-me uma 6D e uma 24-75″, conta, explicando que trabalhou “como freelancer, a recibos verdes” até perceber que “não compensava”.
“Desisti e tentei encontrar emprego noutra área. Pensei inclusive em ir para fora do país, mas seria sempre para fazer outra coisa porque já não tinha material”. O prestigiado prémio que acaba de vencer, e que corresponde a um valor pecuniário de 1.500 euros, vai ajudá-lo a começar de novo.
A fotografia com que venceu o World Press Photo foi tirada em Março de 2012, na aldeia de Dulombi, na Guiné-Bissau, numa missão humanitária – a Missão Dulombi.
Estava na Guiné-Bissau há 2 dias e, quando chegou à aldeia aonde regressavam, pela primeira vez desde a guerra colonial, 2 ex-combatentes portugueses, viu as crianças a jogar à bola e juntou-se a elas. “Quando lá fui, estavam há mais de um ano sem aulas por causa da situação que o país atravessava”, recorda Daniel.
Daniel Rodrigues concorreu ao World Press Photo com outras fotografias, mas foi esta que mereceu a atenção do juri internacional. “Estive um mês e 15 dias fora porque fui um dos portugueses que ficaram retidos no Mali, no golpe de Estado. Concorri com outras fotos do futebol, era um portefólio, mas à categoria de Desporto, com uma reportagem fotográfica sobre o Hospital de Galomaro, onde ficámos a dormir, com retratos de África, com fotos do golpe no Mali e fotos da vida quotidiana num sítio da Guiné-Bissau chamado Saltinho”, conta.
Apaixonado pelo continente africano, Daniel Rodrigues – que estagiou no Correio da Manhã, depois de ter estudado no Instituto Português de Fotografia, e passou recentemente pela Global Imagens, onde fotografou sobretudo para o Jornal de Notícias no Porto e no Norte –, acompanhou o grupo humanitário no Mali, onde ficaram retidos na sequência da tomada do Aeroporto de Bamako por militares.
“O meu sonho sempre foi ir a África. Surgiu a oportunidade de acompanhar a Missão Dulombi e eu aproveitei”, recorda Daniel, que, “se não arranjar emprego”, se juntará a uma nova missão em Dulombi, com início a 7 de Março.
In: Porto 24
Laborinho Lúcio em Famalicão
Um grande filme na companhia de um excelente convidado. É esta a proposta que a Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, sugere para a noite do próximo dia 25 de Janeiro. O filme é “12 Homens em Fúria” de Sidney Lumet, e o convidado Laborinho Lúcio. Trata-se de mais uma sessão de “um Livro, Um Filme”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com entrada livre, que decorre habitualmente na última sexta-feira de cada mês, pelas 21h30, e conta, sempre, com a presença de uma figura pública que escolhe um filme para apresentar e comentar.
“12 Homens em Fúria” é uma notável obra-prima da história do cinema. Um filme singular, onde toda a ação se passar dentro de uma sala de jurados. Foi o primeiro filme de Sidney Lumet, e data de 1957. A história passa-se quando um jovem pobre é julgado pela morte do pai e o júri reúne-se para decidir a pena capital ou não. À primeira votação todos votam “culpado” com exceção do jurado n.º 8 (Henry Fonda). Este está convencido de uma coisa: tem dúvidas. E essas dúvidas, perante a enormidade que estava em jogo (a vida ou morte do rapaz), obrigam-no a ser cauteloso. Ele pergunta, insiste, argumenta, até fazer com que os seus companheiros de decisão também sejam interpelados pela consciência. O facto de todo o filme viver dentro de uma sala coloca o espectador perante si próprio. No fim, todos os jurados votam “inocente”.
In: Local.pt
GNR recebida a tiro num assalto em Joane
Dois guardas da GNR de Joane, Famalicão, foram recebidos a tiro, na madrugada desta terça-feira, pelas 2.30 horas, quando tentaram evitar um assalto ao Quiosque Central de Joane.
Os assaltantes dispararam um número ainda não confirmado de tiros sobre a viatura da GNR.
Não há feridos, mas uma paragem de autocarro ficou destruída com os disparos.
Quando a GNR chegou ao local, três homens já estavam no interior do estabelecimento e um encontrava-se no dentro de um automóvel onde estavam os bens furtados.
O suspeitos conseguiram fugir do local.
O alarme do quiosque foi arrancado. A PJ delegou na GNR as investigações ao sucedido.
Os assaltantes dispararam um número ainda não confirmado de tiros sobre a viatura da GNR.
Não há feridos, mas uma paragem de autocarro ficou destruída com os disparos.
Quando a GNR chegou ao local, três homens já estavam no interior do estabelecimento e um encontrava-se no dentro de um automóvel onde estavam os bens furtados.
O suspeitos conseguiram fugir do local.
O alarme do quiosque foi arrancado. A PJ delegou na GNR as investigações ao sucedido.
Via: Jornal de Notícias
Imagem: Reporter Local
Antigas escolas primárias de Famalicão estão a transformar-se em casas de associações
As antigas escolas primárias, que se encontram, atualmente, desativadas
em Vila Nova de Famalicão, estão a transformar-se em verdadeiras casas
de associações. Várias dezenas de associações culturais, desportivas e
sociais do concelho estão a ganhar novos espaços para desenvolver as
suas atividades e os seus projetos. Isto acontece depois de Câmara
Municipal ter cedido, a título de comodato, as 18 escolas básicas que se
encontram desativadas a juntas de freguesia e outras instituições do
concelho, que estão agora a entregá-las às associações.
in: Local.pt
in: Local.pt