Pages - Menu

Educação Parental é aposta em Famalicão

O município de Vila Nova de Famalicão vai envolver todos os pais e encarregados de educação do concelho no programa de educação parental, que está a ser implementado desde 2009, com o objetivo de promover o sucesso escolar das crianças e jovens famalicenses.

A novidade foi apresentada nesta quinta-feira, pelo vereador da educação do município Leonel Rocha, durante as Jornadas de Educação Parental, que estão a decorrer até amanhã, sexta-feira, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

O envolvimento de todos os pais e encarregados de educação torna este projeto pioneiro e inovador. “Ao contrário do que acontece nos outros municípios do país onde o programa abrange apenas os encarregados de educação que estão sinalizados, em Famalicão vamos envolver todos, trazendo-os para o contexto escolar, tornando o programa transversal e generalizado, sem estigmatismos sociais”, explicou o vereador.

In: Local.pt

Postal dos CTT ilustra ‘Amor de Perdição’

A comemoração dos 150 anos da publicação do ‘Amor de Perdição’ de Camilo Castelo Branco deu direito a que os CTT produzissem um Inteiro Postal para assinalar a efeméride e assim “imortalizar a data”.
O Inteiro Postal alusivo a um dos mais famosos romances do romantismo literário português acabou de ser apresentado pelo próprio director de Filatelia dos CTT, Raul Moreira, na Casa de Camilo, em São Miguel de Seide (Famalicão).
Via: Correio do Minho - Notícias

Projeto Sénior de Famalicão deu mote para tese de doutoramento em Famalicão

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, acolhe na próxima segunda-feira, dia 17, pelas 14h30, a apresentação da tese de doutoramento do professor universitário César Chaves, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A sessão conta com a presença do vereador do Desporto do município, Leonel Rocha.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto Sénior, promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, mais precisamente sobre a problemática da Diabetes, que atinge um número elevado de seniores famalicenses. As conclusões do estudo centram-se no efeito do exercício físico combinado no controlo glicémico. A apresentação será feita em duas partes: a apresentação dos resultados do estudo com os seniores famalicenses e quais devem ser as características do exercício físico a aplicar para Diabetes tipo 2.
Um dos frutos desse trabalho resultou precisamente na oferta de aulas de ginástica adaptada a pessoas com diabetes, por parte do município famalicense. As aulas são gratuitas e dirigidas por um professor de educação física habilitado que responde às necessidades clinicas de cada pessoa, seja através de ginástica aquática ou ginásio.
Além disso, todo o trabalho desenvolvido pelo projeto de atividade física sénior tem uma forte componente de educação para comportamentos e estilos de vida saudáveis e tem como objetivo principal atenuar o impacto das desigualdades sociais na prática da atividade física e agora também no desenvolvimento da diabetes.

Empresa têxtil prepara despedimento colectivo de 51 trabalhadores

A fábrica têxtil Fitor, de Famalicão, anunciou o despedimento coletivo de 51 trabalhadores, a concretizar de forma faseada até 01 de dezembro, disse hoje à agência Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores.

Segundo Ernesto Freitas, a medida abrange todos os trabalhadores das secções de torcedura e texturização, que serão encerradas.
“A administração alega que fica mais barato comprar o fio já pronto para ir diretamente para a tinturaria”, referiu Ernesto Freitas, também dirigente e delegado sindical na empresa.
Os primeiros trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo sairão a 15 de outubro e outros vão embora um mês depois, ficando os últimos até 01 de dezembro.
A empresa está a negociar a rescisão de contrato de mais trabalhadores por mútuo acordo, tendo 21 já deixado a Fitor antes das férias.
“Mas as negociações para mais acordos continuam”, acrescentou Ernesto Freitas, segundo o qual a administração justificou a medida com a crise internacional e a consequente diminuição do volume de encomendas.
Os patrões terão ainda dito que o despedimento coletivo representa uma tentativa para assegurar a manutenção da empresa e salvar os restantes postos de trabalho, mas mesmo assim “sem garantias”.

in: Diário Digital

Artesanato e Gastronomia de Portugal apresenta-se em Famalicão

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, abre nesta sexta-feira, 31 de Agosto, pelas 17h00, a 29.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, que decorrerá até 9 de Setembro, no antigo campo da feira da cidade.
No certame vão estar mais de uma centena de artesãos oriundos de todo o país, a grande parte deles com trabalho ao vivo, e cerca de uma dezena de restaurantes representativos dos melhores sabores nacionais. Pelo meio, espaço para as tasquinhas dos licores e da irresistível doçaria regional nacional. Tudo condimentado com um programa de animação diário, que recomenda passagens repetidas pela feira.
“É o melhor de Portugal em Famalicão”, assinala Armindo Costa, garantindo que será bem proveitosa e saborosa uma visita pela cidade Famalicense por estes dias. “Numa altura em que o país atravessa várias dificuldades, é importante que os portugueses se unam em prol do que temos de bom e genuíno. E isso é a nossa cultura, a nossa história, o nosso artesanato e a nossa gastronomia”, refere o autarca.

 

in: Correio do Minho

Mais de 1000 a caminhar pela vida de Hilário

Mais de um milhar de pessoas caminharam, este domingo de manhã, em Oliveira Santa Maria, Famalicão, em solidariedade com Hilário Rodrigues, um jovem de 27 anos que sofre de cancro renal e procura tratamento na Alemanha. O tratamento é muito dispendioso pelo que estão a ser realizadas várias iniciativas para recolha de fundos.
Foram muitos aqueles que quiseram demonstrar solidariedade para com o jovem que já está na Alemanha para uma primeira consulta.Só para uma primeira fase são necessários, tal como o JN já noticiou, cerca de 50 mil euros.
Numa mensagem lida pela irmã antes de iniciar a caminhada, Hilário expressou a gratidão a todos quantos contribuem. "A emoção de ver o carinho e apoio de todo este povo é enorme. Perceber que nasceu uma esperança e que todos estão comigo é de um orgulho imenso, é ter a certeza de que tudo isto vale a pena", escreveu o jovem na mensagem que deixou antes de partir para a Alemanha.

População de Mouquim realiza vigília


A população de Mouquim, em Famalicão, promove hoje uma vigília de protesto contra o anunciado encerramento da escola primária da freguesia e consequente transferência dos alunos para o novo Centro Escolar de Louro, a 2,5 quilómetros.
«Não há nada que justifique o encerramento. A escola de Mouquim tem 30 alunos, tem muito mais espaço para o recreio do que o novo centro escolar, tem três funcionários em permanência e situa-se no centro de freguesia, num local de fácil acesso para todos», disse à Lusa Francisco Silva, um dos rostos da contestação.
Este encarregado de educação admitiu que a escola de Mouquim precisa de algumas obras, mas garantiu que os pais já manifestaram predisposição para serem eles mesmos a efetuá-las.
Criticou ainda o «secretismo» com que diz ter sido conduzido o processo, já que «os pais só no final do ano tiveram conhecimento do fecho definitivo» da escola.

in: Diário do Minho

Câmara de Famalicão cria horta urbana

A Câmara de Famalicão vai disponibilizar um hectare de terreno para a criação de hortas urbanas, estando previstos 180 talhões, alguns dos quais destinados a pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo a autarquia, haverá ainda espaço para hortas pedagógicas, destinadas a projectos escolares, e para hortas voluntárias, que serão cultivados para fornecer as lojas sociais.
De destacar ainda um espaço para hortas técnicas, destinadas a formação e experimentação.



Câmara de Famalicão reduz em 30% IMI para prédios já avaliados

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai reduzir em 30% o imposto sobre os imóveis urbanos que foram já alvo de avaliação ao abrigo da Reavaliação Geral de Prédios Urbanos, informou hoje fonte municipal.

O Orçamento do Estado para 2012 prevê que os municípios possam cobrar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) até ao máximo de 0,5%, tendo Vila Nova de Famalicão optado por fixar a taxa em 0,35%, número próximo do mínimo estipulado (0,3%) e inferior 0,05% ao que o município cobrou no ano transato.

in: Dinheiro Vivo

Câmara Municipal isenta pequenas e médias empresas da derrama

“Um esforço do município, tendo em vista o estímulo e desenvolvimento da economia e o combate ao desemprego”. É desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, explica a proposta que submeteu hoje à apreciação do executivo municipal, tendo em vista a isenção da derrama relativa ao ano de 2012 das empresas que em 2011 não ultrapassaram os 150 mil euros em volume de negócios.

in: Câmara Municipal de Famalicão 

Direcção dos CTT acusada de “roubo” nos salários

Os trabalhadores dos CTT de Famalicão acusaram esta quarta-feira a direcção dos serviços de lhes “roubar” cerca de 200 euros no salário mensal, com a introdução de novos horários de trabalho no final do mês de Agosto.

José Augusto, um dos membros da Comissão de Trabalhadores dos CTT, explicou que os trabalhadores decidiram esta quarta-feira, em plenário, "dar um mês" à administração para "voltar atrás", avisando que, caso contrário, a greve é uma hipótese.
Actualmente, estão ao serviço 43 trabalhadores, mas, segundo José Augusto, "a ideia é reduzir para 31 os postos de trabalho" e "contornar" o pagamento do subsídio por horário inconveniente.
"Havia quem entrasse, por exemplo, às 05h50. Com o novo horário, passam a entrar as 06h10 e assim já não têm direito a receber o subsídio por horário inconveniente. Querem-nos roubar este dinheiro", explicou.
Este subsídio representa um acréscimo de "cerca de 180 euros ao salário final", sendo que com os novos horários os trabalhadores "perdem também os 20 por cento a mais que recebem por horas nocturnas".
in: Correio da Manhã

Motociclista morre em acidente com veículo pesado


Um acidente com um pesado e um motociclo na Estrada Nacional 14, em Vila Nova de Famalicão, resultou, esta segunda-feira, na morte "imediata" do condutor do veículo de duas rodas, segundo fonte dos Bombeiros Voluntário de Famalicão.
O embate frontal entre o pesado e o motociclo ocorreu na freguesia de Calendário pelas 13.10 horas horas. A idade da vítima mortal não foi revelada.
A mesma fonte disse à Lusa que "a mota e o pesado embateram, o condutor do motociclo foi projetado e depois atropelado pelo pesado".
A mesma fonte adiantou ainda que o condutor do motociclo "teve morte imediata".
O condutor do pesado não teve ferimentos a assinalar, mas, afirmou uma outra fonte na corporação, "está bastante abalado".
A PSP de Famalicão esteve no local.

In: Jornal de Notícias

Jovens voluntários reabilitam estátuas em Famalicão

O grupo de jovens realiza a conservação de estátuas da parte da manhã e durante a tarde a YUPI proporciona um conjunto de atividades, tais como workshops de culinária e cocktails de fruta, hip hop, olaria, Yoga, expressão dramática, máscaras de gesso, reiki e ainda piscina e praia, assim como algumas visitas (Guimarães, uma estação arqueológica, museu ferroviário e à rádio local).

in: Correio do Minho

Famalicão promove uma semana inteira de atividades para os avós

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinala na próxima semana, entre 23 e 28 de Julho, o Dia dos Avós, com um conjunto variado de iniciativas.
O evento subordinado ao tema “Movimento para a Cultura” pretende levar todos os avós do concelho a visitar os museus, onde podem usufruir de uma visita guiada e de um pequeno lanche.

 

in: Correio do Minho

Escuteiros de Ribeirão animam festas da vila

A realização de atividades radicais, no souto de Santa Ana, em Ribeirão, foi o mote para que crianças e jovens ribeirenses passassem um dia diferente. Esta iniciativa, do CNE de Ribeirão, decorreu no passado dia 7 de julho, no âmbito das comemorações do 26º aniversário da elevação de Ribeirão a Vila.
Com esta iniciativa os Candidatos a Dirigentes do Agrupamento do CNE de Ribeirão pretenderam para dar a conhecer, aos futuros escuteiros, algumas das atividades a desenvolver futuramente.

In: Correio do Minho

Dádiva de sangue em Delães e Famalicão

No próximo domingo dia 22 a Associação de Dadores de Sangue de V. N: de Famalicão promove uma “Colheita de Sangue” na Sede dos Escuteiros desta Freguesia de Delães, com o apoio do CNE - 89 e da Instituição Bem-Me-Quer, aberta à população em geral.
A “colheita de Sangue” será realizada entre as 09h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue do Porto.
Dádiva de Sangue em Famalicão
Na próxima quarta-feira dia 25 a Associação de Dadores de Sangue de V. N: de Famalicão promove uma “Colheita de Sangue” na Praceta Cupertino de Miranda, com o posto Móvel, aberta à população em geral.
A “colheita de Sangue” será realizada entre as 15h00 e as 19h00 pelo Instituto Português do Sangue do Porto.

in: Correio do Minho

Exposição de arte patente na ACIF até 30 de Setembro

A partir do dia 12 de Julho e até ao dia 30 de Setembro estará disponível a exposição/venda de Obras Gráficas da Fundação Cupertino de Miranda, na Sede da Associação Comercial e Industrial de V. N. Famalicão (ACIF). A exposição é resultado de uma parceria existente entre a ACIF e a Fundação Cupertino de Miranda.

A edição do projecto editorial apresenta 17 serigrafias e 1 gravura para venda, provenientes de nomes que integram a Colecção do Museu da Fundação e que foram conseguidas através de uma articulação com os seus autores, permitindo um conhecimento mais amplo do seu acervo.

São edições limitadas e executadas a partir de uma selecção criteriosa de obras de Cruzeiro Seixas e Ana Hatherly que nos aproximam do universo criativo destes dois autores. Cruzeiro Seixas é dos mais importantes artistas do Surrealismo português e Ana Hatherly autora de uma intervenção relevante na poesia experimental, no panorama nacional e internacional.

Expandindo uma acção de fomento cultural e cujos resultados se destinam ao desenvolvimento das actividades assistenciais da Fundação, esta exposição estará patente entre os dias 12 de Julho e 30 de Setembro de 2012, na Rua Conselheiro Santos Viegas, n.º 159, loja 3, em Famalicão, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. O acesso é livre. 


Centro Social e Paroquial de São Martinho de Brufe levou utentes à praia

O Centro Social e Paroquial de São Martinho de Brufe proporcionou aos seus utentes da Creche, do Centro de Dia, do Lar e do SAD, bem como às pessoas da comunidade que se inscreveram, momentos de boa disposição e alegria, na praia de Aver-o-Mar, através da organização de mais uma época balnear.

O tempo não podia ser mais favorável, entre canções, anedotas e histórias de vida, as horas da manhã rapidamente passavam. As crianças todos os dias deram um bom mergulho e os idosos mais corajosos também iam à água molhar os pés.