Pages - Menu

Educação Parental é aposta em Famalicão

O município de Vila Nova de Famalicão vai envolver todos os pais e encarregados de educação do concelho no programa de educação parental, que está a ser implementado desde 2009, com o objetivo de promover o sucesso escolar das crianças e jovens famalicenses.

A novidade foi apresentada nesta quinta-feira, pelo vereador da educação do município Leonel Rocha, durante as Jornadas de Educação Parental, que estão a decorrer até amanhã, sexta-feira, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

O envolvimento de todos os pais e encarregados de educação torna este projeto pioneiro e inovador. “Ao contrário do que acontece nos outros municípios do país onde o programa abrange apenas os encarregados de educação que estão sinalizados, em Famalicão vamos envolver todos, trazendo-os para o contexto escolar, tornando o programa transversal e generalizado, sem estigmatismos sociais”, explicou o vereador.

In: Local.pt

Postal dos CTT ilustra ‘Amor de Perdição’

A comemoração dos 150 anos da publicação do ‘Amor de Perdição’ de Camilo Castelo Branco deu direito a que os CTT produzissem um Inteiro Postal para assinalar a efeméride e assim “imortalizar a data”.
O Inteiro Postal alusivo a um dos mais famosos romances do romantismo literário português acabou de ser apresentado pelo próprio director de Filatelia dos CTT, Raul Moreira, na Casa de Camilo, em São Miguel de Seide (Famalicão).
Via: Correio do Minho - Notícias

Projeto Sénior de Famalicão deu mote para tese de doutoramento em Famalicão

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, acolhe na próxima segunda-feira, dia 17, pelas 14h30, a apresentação da tese de doutoramento do professor universitário César Chaves, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A sessão conta com a presença do vereador do Desporto do município, Leonel Rocha.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto Sénior, promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, mais precisamente sobre a problemática da Diabetes, que atinge um número elevado de seniores famalicenses. As conclusões do estudo centram-se no efeito do exercício físico combinado no controlo glicémico. A apresentação será feita em duas partes: a apresentação dos resultados do estudo com os seniores famalicenses e quais devem ser as características do exercício físico a aplicar para Diabetes tipo 2.
Um dos frutos desse trabalho resultou precisamente na oferta de aulas de ginástica adaptada a pessoas com diabetes, por parte do município famalicense. As aulas são gratuitas e dirigidas por um professor de educação física habilitado que responde às necessidades clinicas de cada pessoa, seja através de ginástica aquática ou ginásio.
Além disso, todo o trabalho desenvolvido pelo projeto de atividade física sénior tem uma forte componente de educação para comportamentos e estilos de vida saudáveis e tem como objetivo principal atenuar o impacto das desigualdades sociais na prática da atividade física e agora também no desenvolvimento da diabetes.