Pages - Menu

Artesanato e Gastronomia de Portugal apresenta-se em Famalicão

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, abre nesta sexta-feira, 31 de Agosto, pelas 17h00, a 29.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, que decorrerá até 9 de Setembro, no antigo campo da feira da cidade.
No certame vão estar mais de uma centena de artesãos oriundos de todo o país, a grande parte deles com trabalho ao vivo, e cerca de uma dezena de restaurantes representativos dos melhores sabores nacionais. Pelo meio, espaço para as tasquinhas dos licores e da irresistível doçaria regional nacional. Tudo condimentado com um programa de animação diário, que recomenda passagens repetidas pela feira.
“É o melhor de Portugal em Famalicão”, assinala Armindo Costa, garantindo que será bem proveitosa e saborosa uma visita pela cidade Famalicense por estes dias. “Numa altura em que o país atravessa várias dificuldades, é importante que os portugueses se unam em prol do que temos de bom e genuíno. E isso é a nossa cultura, a nossa história, o nosso artesanato e a nossa gastronomia”, refere o autarca.

 

in: Correio do Minho

Mais de 1000 a caminhar pela vida de Hilário

Mais de um milhar de pessoas caminharam, este domingo de manhã, em Oliveira Santa Maria, Famalicão, em solidariedade com Hilário Rodrigues, um jovem de 27 anos que sofre de cancro renal e procura tratamento na Alemanha. O tratamento é muito dispendioso pelo que estão a ser realizadas várias iniciativas para recolha de fundos.
Foram muitos aqueles que quiseram demonstrar solidariedade para com o jovem que já está na Alemanha para uma primeira consulta.Só para uma primeira fase são necessários, tal como o JN já noticiou, cerca de 50 mil euros.
Numa mensagem lida pela irmã antes de iniciar a caminhada, Hilário expressou a gratidão a todos quantos contribuem. "A emoção de ver o carinho e apoio de todo este povo é enorme. Perceber que nasceu uma esperança e que todos estão comigo é de um orgulho imenso, é ter a certeza de que tudo isto vale a pena", escreveu o jovem na mensagem que deixou antes de partir para a Alemanha.

População de Mouquim realiza vigília


A população de Mouquim, em Famalicão, promove hoje uma vigília de protesto contra o anunciado encerramento da escola primária da freguesia e consequente transferência dos alunos para o novo Centro Escolar de Louro, a 2,5 quilómetros.
«Não há nada que justifique o encerramento. A escola de Mouquim tem 30 alunos, tem muito mais espaço para o recreio do que o novo centro escolar, tem três funcionários em permanência e situa-se no centro de freguesia, num local de fácil acesso para todos», disse à Lusa Francisco Silva, um dos rostos da contestação.
Este encarregado de educação admitiu que a escola de Mouquim precisa de algumas obras, mas garantiu que os pais já manifestaram predisposição para serem eles mesmos a efetuá-las.
Criticou ainda o «secretismo» com que diz ter sido conduzido o processo, já que «os pais só no final do ano tiveram conhecimento do fecho definitivo» da escola.

in: Diário do Minho