Em breve este espaço deixará de ter acesso pelo link: www.vilapress.net e continuará a ser acessível por http://famalicaoonline.blogspot.com
Pages - Menu
Fogo arrasa pavilhão de têxtil
Um incêndio de grandes proporções destruiu, quinta-feira à noite, o pavilhão de uma unidade têxtil em Ribeirão, Famalicão. As causas são ainda desconhecidas, mas a vizinhança não ganhou para o susto, tal o aparato de bombeiros que acorreu ao local. Veja o vídeo.
"Estava a passar pela fábrica, vinha para casa e vi os empregados a tirar os empilhadores. Ainda ardia pouco, mas as luzes desligaram-se logo", adiantou um morador que passava na Sasia, Reciclagem de Fibras Têxteis.
Bibliomóvel convida a ler no centro da urbe
A Bibliomóvel está estacionada na Praça D. Maria II, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, a convidar os transeuntes para a leitura até ao próximo dia 15. Aproveitando o tempo de Verão, a biblioteca sai à rua, levando os livros até às pessoas e proporcionando um conjunto de actividades de leitura.
in: Correio do Minho
Entrou de carro pelo banco dentro
Um indivíduo de 30 anos despistou-se cerca da 1.30 horas desta quarta-feira, na rotunda da Paz, em Vila Nova de Famalicão e entrou, com o carro, pelo banco.
Segundo as informações que o JN conseguiu recolher, o homem viria da Trofa mas não contornou totalmente a rotunda, seguindo em frente. O carro abalroou dois dos pinos que se encontravam no passeio e entrou pelas instalações do "Montepio Geral". Atravessou o banco e saiu do outro lado.
Futebol em Landim
(Fundada em 28 de Abril de 1943)
Como é habito o F.C.Landim volta a levar a cabo este ano a realização dos seus torneios de verão com vista a angariar fundos para o clube. Como tal anuncia que estão abertas as inscrições para os nosso Xº Torneio Inter-Lugares, assim como a nossa IIª Taça Cristal Feminina até ao próximo dia 11 de Junho.
Rua do F.C. Landim, n.º 46 4770 – 308 Landim, V. N. Famalicão
Telf: 917368297 e 918283141 Email: fc.landim@hotmail.com
http://www.facebook.com/fc.landim
Extensão de Saúde de Famalicão vai entrar em obras
A extensão de saúde da cidade vai sofrer obras. O anúncio foi feito à margem da inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Ribeirão. O objectivo passa por criar condições para a formação de duas USF, com 8 clínicos cada, respondendo à maior concentração de utentes sem médico. Apesar da falta de clínicos, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu que dentro de um ano não haverá famalicenses sem médico.
Dentro de um ano todos os utentes de Famalicão vão ter médico de família. O cenário foi traçado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, na inauguração da Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão, que ocupa as instalações da antiga Extensão de Saúde daquela vila. O edifício foi objecto de obras de beneficiação no valor de 165 mil euros.
in: Cidade Hoje
Hotel de luxo abre portas no final do ano em Famalicão
Rui Nabeiro, presidente do Conselho de Administração da Delta Cafés, desloca-se a Vila Nova de Famalicão na próxima sexta-feira, dia 27 de Maio, para visitar as obras de construção do Hotel Rural da Azenha, na freguesia de Bairro.
O Hotel Rural da Azenha – que se encontra em fase de construção – é a primeira unidade hoteleira de luxo de Vila Nova de Famalicão e tem inauguração prevista para Dezembro deste ano. O Hotel Rural da Azenha é um empreendimento instalado numa propriedade com 2,2 hectares, que une o melhor de dois mundos, a beleza paisagística do Minho com o conforto e a modernidade das suas infra-estruturas que contemplam 23 quartos duplos, SPA, ginásio, parque infantil, piscina interior e exterior.
No final no mês de Junho será inaugurado o restaurante do Hotel Rural da Azenha, aberto ao público em geral, com cozinha dedicada à gastronomia nacional, com principal ênfase aos sabores típicos do Minho e do Norte de Portugal.
in: Jornal Norte
Famalicão já está na 2.ª divisão
in: Cidade Hoje
Habitantes de V. N. de Famalicão vão viajar no tempo
Apesar de não ter um Castelo Medieval, Vila Nova de Famalicão vive até dia 22 de Maio o ambiente característico da época medieval. Trata-se de mais uma edição da Feira Medieval e Quinhentista, que foi recentemente apresentada em conferência de imprensa.
Organizada no âmbito da prova de aptidão profissional do curso de animação sociocultural da Escola Profissional Cior, em colaboração com a Câmara Municipal de Famalicão, a iniciativa conta com a participação de mais de 700 pessoas.
O castelo, construído em madeira, irá ocupar o centro da Praça D. Maria II e a Feira irá decorrer à sua volta, tal qual acontecia nas aldeias, na época medieval. A todas as horas haverá animação com a realização de danças, acrobacias, lutas de varapaus, saltimbancos, desfiles reais, apedrejamentos e demonstrações de aves de rapina, entre muitas outras actividades. O assalto ao castelo é uma das iniciativas mais atractivas, contando com a participação de cerca de 60 pessoas, num espectáculo que retrata a reconquista do castelo aos mouros. Para o professor Luís Bessa, responsável pelo curso de animação sociocultural, este é mesmo “o ponto alto do programa da Feira”. “É criado um ambiente de luta de cavaleiros com dinâmica teatral e acção dramática muito forte”, explica, salientando que “este ano os lugares são todos sentados, permitindo ao público um melhor visionamento”.
Saúde financeira. Câmara Municipal de Famalicão entre as 10 autarquias mais eficientes do País - Portal do Município de Vila Nova de Famalicão - Portugal
in:Portal do Município de Vila Nova de Famalicão
Famalicão: octogenária afogada em tanque público
Uma mulher de 85 anos foi ontem encontrada sem vida num tanque público na freguesia de Pousado de Saramagos, em Vila Nova de Famalicão. Ao que tudo indica, a mulher terá caído no tanque, na Rua do Algide, quando foi encher um garrafão de água.
Presume-se que o acidente terá ocorrido no domingo, mas só ontem a vítima foi encontrada. Isto porque no domingo - dia de festa na freguesia - a porta da residência da octogenária foi vista aberta, mas aparentemente sem ninguém no interior.
De acordo com o que foi possí vel apurar, a mulher vivia sozinha.
Comemorações do 25 de Abril em Famalicão
PROGRAMA
18 | Segunda-feira a 26 | Terça-feira
10h00 - 18h00 MARATONA DAS BIBLIOTECAS
25 | Segunda-feira
COMEMORAÇÕES SOLENES DO 25 DE ABRIL
10h00 HASTEAR DA BANDEIRA NACIONAL - Praça Álvaro Marques
10h30 SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL - Salão Nobre dos Paços do Concelho
15h00 | WORKSHOP “QUERES SABER COMO... SE FAZ A BANDEIRA PORTUGUESA?” - Praça D. Maria II
21h30 DEBATE “LIBERDADE DEMOCRACIA E A PAZ” - Museu Bernardino Machado
Emoções únicas reservadas para a III Maratona BTT em Maio
Estão já abertas as inscrições para a III Maratona BTT de Vila Nova de Famalicão, que se realiza a 22 de Maio próximo, em mais uma organização da associação “Amigos do Pedal”. É o regresso à organização da prova clássica do BTT, com o rigor organizativo de sempre, mas também com as surpresas e inovações que são já imagem de marca dos “Amigos”. Adrenalina e segurança garantidos em desafios de 40 e/ou 80 quilómetros, a disputar em circuito de duas voltas e a escolher com toda a antecedência do mundo ou no próprio dia consoante as forças de cada um. Trilhos novos e surpreendentes, cuidadosamente preparados para tirar partido de todas as emoções que a Maratona é capaz de proporcionar.
As inscrições estão abertas em www.maratonafamalicao.com até ao dia 15 de Maio e 25 por cento do valor total apurado reverte a favor das Associações Humanitárias de Bombeiros de Famalicão, enquanto que a verba relativa à inscrição do almoço é toda ela entregue aos Escuteiros de Famalicão.
in: Presspoint
Edição deste ano do Rali de Famalicão é apresentada segunda-feira em Bairro
A apresentação do Rali de Famalicão 2011 é feita em conferência a realizar na próxima segunda-feira, às 11h00, no Hotel Rural da Azenha, na freguesia de Bairro. Na conferência de imprensa estarão Leonel Rocha, vereador do Desporto na Câmara de Vila Nova de Famalicão, e dois elementos da organização do rali: Carlos Cruz, do Clube Desportos Motorizados do Porto, e Rogério Ferreira, da associação de desporto motorizado famalicense Válvulas & Cilindros.
O Rali de Vila Nova de Famalicão, que faz parte do Campeonato Regional de Ralis Norte, será disputado nos dias 16 e 17 de Abril, com um percurso total superior a 100 quilómetros, numa organização da Demoporto – Clube Desportos Motorizados do Porto, e com o apoio da Câmara.
O Hotel Rural da Azenha, que acolhe a conferência de imprensa de apresentação, é também um dos patrocinadores da prova. Como parte da sua responsabilidade social, o Hotel Rural da Azenha – a primeira unidade hoteleira de cinco estrelas de Famalicão que se encontra em fase de construção – está a colaborar com instituições de diversas modalidades desportivas da região.
in: Presspoint
GNR de Famalicão deteve três suspeitos com sucata de vários furtos
Os três suspeitos - três homens com idades entre os 30 e os 40 anos e residentes no concelho de Vila Nova de Famalicão, foram interceptados numa carrinha carregada de material furtado. O material - desde bancas de cozinha a caixilharias de alumínio - é produto de diversos furtos, entre eles o que ocorreu numa residência desabitada, na freguesia de Telhado, na noite de terça para quarta-feira.
Além daquela residência em Telhado, registaram-se furtos em S. Cosmedo Vale e em Requião, apurou o ‘Correio do Minho’. Ao que tudo indica, os suspeitos preparavam-se para vender o material furtado numa sucata.
Foram constituídos arguidos, sujeitos a termo de identidade e residência (TIR) e notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão, amanhã.
AMANHÃ: Ministra da Educação entrega certificados
Ao todo serão entregues cerca de 500 diplomas a adultos que viram as suas competências certificadas aos níveis do 9.º e 12.º ano de escolaridade. A celebrar vinte anos de existência, a Escola Profissional Cior, inaugurou em Setembro de 2006 o seu Centro Novas Oportunidades. Desde então, a Cior já certificou mais de 1600 pessoas.
Vanessa Fernandes e Rosa Oliveira fazem dupla no Duatlo de Famalicão
Homem ferido em explosão numa fábrica
in: Correio da Manhã
Portugueses criam casaco para alpinistas e tecido à prova de nódoas
Uma parte considerável do valor do setor têxtil português, que produz cerca de sete mil milhões de euros, 60% dos quais provêm da exportação, é classificado de têxteis técnicos. São produtos que inovam pelas técnicas de fabrico ou pela qualidade das matérias-primas. O tecido á prova de nódoas de café, azeite e vinho e um sofisticado casaco de alpinismo são dois exemplos de recentes criações inovadores no campo da inovação têxtil portuguesa.
O primeiro será transformado em toalhas de mesa e guardanapos é uma das mais recentes inovações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi), em parceria com o Citeve. Além de não se sujar com tanta facilidade, este produto têxtil não tem substâncias nocivas para o ambiente e é fácil de limpar.
Em conjunto com alpinistas profissionais, o Citeve e o Centi desenvolveram um moderno blusão para alpinismo utilizando novas tecnologias que permitem um isolamento térmico avançado em conjunto com sistemas de sensorização para um melhor desempenho em condições ambientais extremas.
in: Expresso
Carlos de Sousa renuncia mandato
O socialista Carlos de Sousa renunciou, ontem, ao mandato de deputado municipal.
Encontrado sem vida o jovem desaparecido
Foi encontrado, ontem, sem vida o jovem de 18 anos de Vila Nova de Famalicão que estava desaparecido desde sexta-feira. O jovem foi encontrado, ontem à tarde, na freguesia de Cavalões, concelho de Vila Nova de Famalicão, por um popular.
in: Correio do Minho
Novas Oportunidades já permitiram qualificar 5500 pessoas
A Comissão Concelhia dos Centros de Novas Oportunidades de Vila Nova de Famalicão realiza amanhã uma conferência de imprensa a realizar, pelas 11h30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. No encontro com os jornalistas, em que a Câmara estará representada pelo vereador da Educação, Leonel Rocha, será feito o balanço relativo ao ano de 2010, assim como será divulgado o plano de atividades para 2011.
Ao mesmo tempo será assinado um protocolo entre o Corpo Nacional de Escutas de Vila Nova de Famalicão e os sete centros de Novas Oportunidades a funcionar no concelho. São eles os centros da ADRAVE, da Escola Profissional CIOR, do CITEVE, da Cooperativa de Ensino Didáxis, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e da Escola Profissional Forave.
in: Presspoint
Inspecção da Educação acusa director de escola de Famalicão de várias irregularidades
A Inspeção-Geral da Educação (IGE) abriu um processo disciplinar contra o diretor da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, acusando-o pela prática de um total de dez infracções, a maioria das quais pode implicar a cessação da comissão de serviço.
Faleceu o Padre José Carneiro
Faleceu o Padre José Rodrigues Carneiro, anunciou o site da Arquidiocese de Braga. O funeral realiza-se amanhã, às 15.30, na igreja paroquial de S. Cristovão de Ceide, em Famalicão, presidindo à celebração da Eucaristia D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga.
O Padre José Rodrigues Carneiro nasceu a 22 de Outubro de 1931 em S. Paio de Ceide, e foi ordenado em Julho de 1951.Foi sucessivamente Vigário Coadjutor de Ceide (S. Miguel), V. N. de Famalicão, Vigário Cooperador de Requião, Pároco de Cunha, Paredes de Coura, Pároco de Vilar de Figos, Barcelos e Pároco de Outiz, Famalicão. Foi dispensado da paroquialidade anterior, a seu pedido e por razões de saúde.
in: Presspoint
Motociclista morreu esmagada por camião
Uma motociclista morreu, esta manhã, esmagada por um camião, na EN14, em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.
Ao que o JN apurou, a senhora, de 54 anos, estaria a tentar escapar ao pára-arranca do trânsito passando de mota a fila pela direita, quando foi colhida por um camião TIR, no momento em que o pesado virava num entroncamento à direita, na direção da antiga fábrica da "Tiffosi".
A senhora, residente em Ribeirão, teve morte imediata. O motorista do camião TIR ficou em estado de choque e teve de ser assistido no hospital de Famalicão.
A Cruz Vermelha de Ribeirão e os Bombeiros da Trofa acorreram ao sinistro. A GNR de Famalicão e a Brigada de Trânsito de Braga tomaram conta da ocorrência, no local.
PJ liberta chinesa raptada há mais de uma semana
A mulher chinesa, de 48 anos, teria sido vítima de usura "ao aceitar juros muito altos" para pagar uma dívida de jogo ilegal, cujo valor total atingia já mais de 50 mil euros.
É a primeira vez, em Portugal, que uma pessoa conotada com as máfias chinesas é detida em flagrante delito num crime de rapto, situação que é característica na execução de "cobranças difíceis" por grupos chineses em outros países da Europa. A Polícia Judiciária libertou a mulher do cativeiro, numa casa em Vila Nova de Famalicão, e deteve o mandante do crime, um chinês que seria o credor da dívida superior a 50 mil euros.
Aquando da intervenção da PJ em Vila Nova de Famalicão, o presumível raptor aguardava que o marido da vítima lhe entregasse a referida verba, mas a Polícia Judiciária conseguiu resgatar a chinesa "sem incidentes de maior", revelou ao Expresso fonte policial.
Segundo apurou o Expresso, estarão em causa neste caso presumíveis atividades relacionadas com situações de jogo ilegal em que as movimentações dos apostadores serão controladas por máfias chinesas, que cobrarão "juros altíssimos", configurando crimes de usura.
in: Expresso
Negociada a concessão da água e do saneamento
"As coisas ainda estão verdes, mas tem havido conversações", confirmou Armindo Costa, presidente da Câmara de Famalicão, ao JN. "Há um assédio por parte da 'Águas do Noroeste' [do grupo Águas de Portugal] para passarmos para uma das suas empresas a água e saneamento", assinalou, admitindo que as contrapartidas iniciais eram melhores para o concelho. "Neste momento, não são tão interessantes", explicou.
Segundo o autarca, as contrapartidas que estavam em cima da mesa, no início das negociações, "resolveriam o problema" de Famalicão para completar a rede de água e saneamento até 2012, além do pagarem a rede já existente.
Av. do Brasil requalificada
A Câmara de Famalicão entregou hoje a empreitada da requalificação da Avenida do Brasil, orçada em um milhão de euros que oferece uma nova entrada à cidade (para quem vem de Guimarães) dentro de um ano.
Nesse sentido, Armindo Costa disse que era “um dia importante para Famalicão, não pelo valor, mas pelo significado da obra” porque traduz uma aposta na cidade depois de vários anos a investir em escolas, em águas e saneamento e nas freguesias.
O autarca, que estava acompanhado do vereador das Obras Municipais, José Santos, e de Maria do Sameiro Fernandes, representante da empresa José Moreira Fernandes a quem a obra foi adjudicada, deu como exemplos os novos acessos entre Arnoso e S. Cosme do Vale, por Sezures e entre Cruz e a Estrada Nacional 309 por S. Cosme do Vale. A obra — entre as rotundas dos Moutados e Bernardino Machado — permite o alargamento do acesso a Famalicão, a nascente, com quatro faixas de rodagem, separador central e uma rotunda de cesso ao Jumbo.
in: Correio do Minho
Ribeirão: Magalhães e Molina reforçam plantel
O médio defensivo Bruno Magalhães, proveniente do Chaves, e o lateral-direito boliviano Molina, emprestado pelo Rio Ave, são reforços do Ribeirão até final da temporada.
Aos dois jogadores junta-se Rodrigo, ponta-de-lança brasileiro cedido pelo Moreirense.Já Tiago Silva (Famalicão), Júlio Alves (Rio Ave) e Forbes (Varzim) deixaram o plantel do clube que compete na Zona Norte da II Divisão.
in: A Bola
Apanhado a arrastar cofre para fora da igreja
O indivíduo foi visto a arrastar um cofre já no exterior da igreja, localizada na Praça 9 de Abril, onde acabou por ser detido pelas 00h15.
No interior do cofre estavam 103 euros em dinheiro que seriam o objectivo do larápio, mas tudo o produto do furto foi recuperado.
De acordo com fonte da PSP, através do Comando Distrital de Braga, para concretizar o furto o suspe ito entrou na igreja por arrombamento e e escalamento.
O suspeito é um homem de 33 anos, natural e residente em Angra do Heroísmo.
Foi ontem presente ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão, desconhecendo-se, até à hora de fecho desta edição, as medidas de coacção que lhe foram aplicadas.
Mais de 200 sem emprego
Cerca de 200 funcionários dos supermercados Freitas manifestaram-se, ontem, em frente ao centro de distribuição do grupo, em Avioso, Famalicão, para protestar pelo facto de a empresa não ter dado aos empregados a documentação que lhe permitia receber o subsídio de desemprego.
Os supermercados fecharam as portas em Dezembro, deixando salários em atraso e apanhando os funcionários de surpresa. "A empresa está em processo de insolvência e houve algumas irregularidades. Fomos dispensados sem fundo de desemprego e somos muitos a passar por muitas dificuldades", disse ao CM Sérgio Cerqueira, um dos trabalhadores.
As duas dezenas de funcionários estão a tentar conseguir os documentos necessários para receber o subsídio de desemprego através do tribunal.
in: Correio da Manhã