Pages - Menu

Portugueses criam casaco para alpinistas e tecido à prova de nódoas


Uma parte considerável do valor do setor têxtil português, que produz cerca de sete mil milhões de euros, 60% dos quais provêm da exportação, é classificado de têxteis técnicos. São produtos que inovam pelas técnicas de fabrico ou pela qualidade das matérias-primas. O tecido á prova de nódoas de café, azeite e vinho e um sofisticado casaco de alpinismo são dois exemplos de recentes criações inovadores no campo da inovação têxtil portuguesa.

O primeiro será transformado em toalhas de mesa e guardanapos é uma das mais recentes inovações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi), em parceria com o Citeve. Além de não se sujar com tanta facilidade, este produto têxtil não tem substâncias nocivas para o ambiente e é fácil de limpar.

Em conjunto com alpinistas profissionais, o Citeve e o Centi desenvolveram um moderno blusão para alpinismo utilizando novas tecnologias que permitem um isolamento térmico avançado em conjunto com sistemas de sensorização para um melhor desempenho em condições ambientais extremas.

in: Expresso

Carlos de Sousa renuncia mandato


O socialista Carlos de Sousa renunciou, ontem, ao mandato de deputado municipal.

Em carta dirigida ao Presidente da Mesa da Assembleia Municipal a que “O Povo Famalicense” teve acesso, Carlos de Sousa justifica a sua saída pelo facto de entender que não estão reunidos os requisitos suficientes para poder continuar no exercício das suas funções.

Entretanto, Carlos de Sousa prepara-se já para apresentar a sua demissão da Comissão Política concelhia tendo em conta as divergências que tem vindo a manter com a actual liderança.

Encontrado sem vida o jovem desaparecido


Foi encontrado, ontem, sem vida o jovem de 18 anos de Vila Nova de Famalicão que estava desaparecido desde sexta-feira. O jovem foi encontrado, ontem à tarde, na freguesia de Cavalões, concelho de Vila Nova de Famalicão, por um popular.
De acordo com o que foi possível apurar, o jovem foi encontrado morto e junto dele havia uma arma de fogo.As autoridades foram logo alertadas e a investigação está a cargo da Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, que ontem mesmo esteve no local onde o cadáver foi encontrado. Desde quarta-feira, bombeiros de corporações dos concelhos de Barcelos (Viatodos) e de Vila Nova de Famalicão estavam no terreno.
As buscas começaram por incidir na freguesia de Chavão, em Barcelos, onde foi localizada a última chamada efectuada do telemóvel do jovem, mas foram depois alargadas.Acabou por ser encontrado na freguesia vizinha, já que residia em Outiz, tal como noticiou o ‘Correio do Minho’ aquando do desaparecimento.Pedro Miguel Silva era caloiro do curso de Economia da Universidade do Minho.

in: Correio do Minho

Novas Oportunidades já permitiram qualificar 5500 pessoas


A Comissão Concelhia dos Centros de Novas Oportunidades de Vila Nova de Famalicão realiza amanhã uma conferência de imprensa a realizar, pelas 11h30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. No encontro com os jornalistas, em que a Câmara estará representada pelo vereador da Educação, Leonel Rocha, será feito o balanço relativo ao ano de 2010, assim como será divulgado o plano de atividades para 2011.

Ao mesmo tempo será assinado um protocolo entre o Corpo Nacional de Escutas de Vila Nova de Famalicão e os sete centros de Novas Oportunidades a funcionar no concelho. São eles os centros da ADRAVE, da Escola Profissional CIOR, do CITEVE, da Cooperativa de Ensino Didáxis, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e da Escola Profissional Forave.

in: Presspoint

Inspecção da Educação acusa director de escola de Famalicão de várias irregularidades


A Inspeção-Geral da Educação (IGE) abriu um processo disciplinar contra o diretor da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, acusando-o pela prática de um total de dez infracções, a maioria das quais pode implicar a cessação da comissão de serviço.

Além de não ter respeitado os procedimentos legalmente previstos para a avaliação do pessoal não docente, o diretor, Joaquim Almeida, é sobretudo acusado de contratar serviços externos e de autorizar e validar pagamentos sem o prévio parecer e autorização do conselho administrativo da escola, conforme é legalmente exigido.

In: Público

Faleceu o Padre José Carneiro


Faleceu o Padre José Rodrigues Carneiro, anunciou o site da Arquidiocese de Braga. O funeral realiza-se amanhã, às 15.30, na igreja paroquial de S. Cristovão de Ceide, em Famalicão, presidindo à celebração da Eucaristia D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga.

O Padre José Rodrigues Carneiro nasceu a 22 de Outubro de 1931 em S. Paio de Ceide, e foi ordenado em Julho de 1951.Foi sucessivamente Vigário Coadjutor de Ceide (S. Miguel), V. N. de Famalicão, Vigário Cooperador de Requião, Pároco de Cunha, Paredes de Coura, Pároco de Vilar de Figos, Barcelos e Pároco de Outiz, Famalicão. Foi dispensado da paroquialidade anterior, a seu pedido e por razões de saúde.

in: Presspoint

Motociclista morreu esmagada por camião


Uma motociclista morreu, esta manhã, esmagada por um camião, na EN14, em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.

Ao que o JN apurou, a senhora, de 54 anos, estaria a tentar escapar ao pára-arranca do trânsito passando de mota a fila pela direita, quando foi colhida por um camião TIR, no momento em que o pesado virava num entroncamento à direita, na direção da antiga fábrica da "Tiffosi".

A senhora, residente em Ribeirão, teve morte imediata. O motorista do camião TIR ficou em estado de choque e teve de ser assistido no hospital de Famalicão.

A Cruz Vermelha de Ribeirão e os Bombeiros da Trofa acorreram ao sinistro. A GNR de Famalicão e a Brigada de Trânsito de Braga tomaram conta da ocorrência, no local.

in: Jornal de Notícias

PJ liberta chinesa raptada há mais de uma semana


A mulher chinesa, de 48 anos, teria sido vítima de usura "ao aceitar juros muito altos" para pagar uma dívida de jogo ilegal, cujo valor total atingia já mais de 50 mil euros.

É a primeira vez, em Portugal, que uma pessoa conotada com as máfias chinesas é detida em flagrante delito num crime de rapto, situação que é característica na execução de "cobranças difíceis" por grupos chineses em outros países da Europa. A Polícia Judiciária libertou a mulher do cativeiro, numa casa em Vila Nova de Famalicão, e deteve o mandante do crime, um chinês que seria o credor da dívida superior a 50 mil euros.

Aquando da intervenção da PJ em Vila Nova de Famalicão, o presumível raptor aguardava que o marido da vítima lhe entregasse a referida verba, mas a Polícia Judiciária conseguiu resgatar a chinesa "sem incidentes de maior", revelou ao Expresso fonte policial.

Segundo apurou o Expresso, estarão em causa neste caso presumíveis atividades relacionadas com situações de jogo ilegal em que as movimentações dos apostadores serão controladas por máfias chinesas, que cobrarão "juros altíssimos", configurando crimes de usura.

inExpresso

Negociada a concessão da água e do saneamento


A Câmara de Famalicão está em conversações com a "Águas do Noroeste", tendo em vista a concessão do serviço de água e saneamento. As negociações para que a empresa fique com a rede existente e construa o que está em falta ainda estão embrionárias.

"As coisas ainda estão verdes, mas tem havido conversações", confirmou Armindo Costa, presidente da Câmara de Famalicão, ao JN. "Há um assédio por parte da 'Águas do Noroeste' [do grupo Águas de Portugal] para passarmos para uma das suas empresas a água e saneamento", assinalou, admitindo que as contrapartidas iniciais eram melhores para o concelho. "Neste momento, não são tão interessantes", explicou.

Segundo o autarca, as contrapartidas que estavam em cima da mesa, no início das negociações, "resolveriam o problema" de Famalicão para completar a rede de água e saneamento até 2012, além do pagarem a rede já existente.


Av. do Brasil requalificada


A Câmara de Famalicão entregou hoje a empreitada da requalificação da Avenida do Brasil, orçada em um milhão de euros que oferece uma nova entrada à cidade (para quem vem de Guimarães) dentro de um ano.
Nesse sentido, Armindo Costa disse que era “um dia importante para Famalicão, não pelo valor, mas pelo significado da obra” porque traduz uma aposta na cidade depois de vários anos a investir em escolas, em águas e saneamento e nas freguesias.
O autarca, que estava acompanhado do vereador das Obras Municipais, José Santos, e de Maria do Sameiro Fernandes, representante da empresa José Moreira Fernandes a quem a obra foi adjudicada, deu como exemplos os novos acessos entre Arnoso e S. Cosme do Vale, por Sezures e entre Cruz e a Estrada Nacional 309 por S. Cosme do Vale. A obra — entre as rotundas dos Moutados e Bernardino Machado — permite o alargamento do acesso a Famalicão, a nascente, com quatro faixas de rodagem, separador central e uma rotunda de cesso ao Jumbo.

in: Correio do Minho