Ao todo, o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi) apresentou 10 produtos inovadores que foram desenvolvidos em parceria com empresas e outros centros tecnológicos e abrangem áreas tão variadas como saúde e bem-estar, desporto e lazer, protecção individual, segurança, automóvel, aeronáutica, construção e arquitetura, energias renováveis e fotovoltaica, entre outras.
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Empresas apresentam produtos inovadores
Ao todo, o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi) apresentou 10 produtos inovadores que foram desenvolvidos em parceria com empresas e outros centros tecnológicos e abrangem áreas tão variadas como saúde e bem-estar, desporto e lazer, protecção individual, segurança, automóvel, aeronáutica, construção e arquitetura, energias renováveis e fotovoltaica, entre outras.
"Isto é uma miséria, olhe para ali... é só lixo"
A comunidade cigana que há mais de 30 anos mora em barracas junto à estação de caminhos-de-ferro de Famalicão começa a ser realojada hoje, segunda-feira. As cerca de 30 famílias vão habitar a Urbanização das Bétulas, que se situa a escassos metros do velho "bairro".
"Isto é uma miséria, olhe para ali... é só lixo. Eu pago renda, água, luz, por isso, para mim, é uma casa nova. Mas aqui na minha casa já há limpeza", diz José Monteiro Soares, conhecido por Lello na comunidade. Reside numa das entradas do bairro, numa casa em tijolo, com condições, que se distingue dos restantes barracas. Faz questão de mostrar a "limpeza" da casa e os recibos da renda.
A habitação de Lello contrasta com o resto do bairro, onde a maioria das "casas" são barracas em madeira. E mesmo as que são de tijolo estão degradadas. O cenário geral não é agradável e vai piorando à medida que se calcorreia por entre o aglomerado.
As ruínas de uma antiga fábrica mesmo ali à mão serve de caixote do lixo, onde abundam as ratazanas. Por ali, os cães vão coabitando com os moradores que fazem, do mesmo espaço, quarto, cozinha e casa de banho.
Explosão em cozinha
Campanha de Natal aposta no tradicional
Contenção é palavra de ordem.
Milhares de pontos luz, com diversos símbolos natalícios, dão um colorido diferente às principais ruas da cidade de Famalicão e dos centros urbanos das vilas de Joane, Riba de Ave e Ribeirão. O Pai Natal também já "chegou" distribuindo surpresas aos mais pequenos.
A Campanha de Natal 2010 promovida pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), em colaboração com a Unidade de Gestão do Centro Urbano e com a Câmara de Famalicão, arrancou ao final da tarde de sexta-feira, com a habitual inauguração da iluminação, cerimónia presidida por António Peixoto e Paulo Cunha, respectivamente presidente da ACIF e vice-presidente da Câmara de Famalicão.
Este ano a iniciativa conta com uma redução substancial no orçamento, rondando os 90 mil euros. A isso deve-se a falta de cabimentação da ModCom, pois a candidatura apresentada pela ACIF não foi considerada, e é o reflexo da própria conjuntura económica.