Pages - Menu

Eco-pista entre Póvoa e Famalicão arranca no próximo ano


Após a decisão do Instituo de Turismo em comparticipar a empreitada em 65 por cento, a autarquia poveira vai dar ínicio às obras nos primeiros meses de 2011, para que três anos depois esteja concluída a via pedonal e velocípedica que ligará as duas cidades

As obras de execução da eco-pista que irá ligar a Póvoa de Varzim a Vila Nova de Famalicão, no antigo traçado da linha ferroviária, irá começar no início do próximo ano, e deverá estar concluída em 2014. A revelação foi feita por Aires Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal, na última Assembleia Municipal, anunciando também ligações da via ao Parque da Cidade.

"Esta semana chegou à Câmara Municipal o protocolo e a minuta do contrato programa para a execução da eco-via que terá um financiamento [do Turismo de Portugal] de 65 por cento e um plano de execução de três anos", afirmou o autarca, anunciando como o calor total da empreitada 3,5 milhões de euro.

in: Expresso


Famalicão vai abrir “loja social”

 
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai abrir «dentro de dias» uma "loja social", equipamento que tem por objectivo responder às necessidades imediatas de famílias carenciadas.

A informação foi avançada ontem pelo presidente da autarquia, Armindo Costa, na sessão de encerramento do Projecto para a Integração Territorial (PROFIT) no concelho de Famalicão que teve lugar no Centro Social da Paróquia de Esmeriz com a presença do presidente do Instituto da Segurança Social.

in: Diário do Minho

Feira Nacional do Livro Municipal lançada em Famalicão


"Os Boletins e Revistas Municipais têm que mudar de escala, assumindo o relevante papel nacional que desempenham". Esta foi uma das principais conclusões do colóquio sobre os "Novos Caminhos da História Local e Regional", que decorreu no fim-de-semana, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. Um dos caminhos a percorrer será a realização de uma Feira Nacional das Publicações Periódicas e do Livro Municipal, editados pelas autarquias.

É tempo da Associação Nacional de Municípios Portugueses e, em geral do associativismo autárquico tomar em mãos esta realidade, com uma dimensão cultural inigualável, que ultrapassa os seus territórios e alcança o todo nacional, entrando mesmo nos meios universitários.

Os participantes do colóquio concluíram ainda que as Revistas Culturais devem socorrer-se da internet, disponibilizando os seus conteúdos em plataformas digitais. Desta forma, combatem o isolamento e a fraca projecção que têm neste momento. "Os Boletins e Revistas Culturais não vão morrer. Necessitam, sim de se adaptar". Este foi o sentimento dominante dos participantes, acreditando que estas publicações municipais têm pela frente um futuro com maior protagonismo no desenvolvimento historiográfico Português. Elas têm que se adaptar à concorrência da Internet e às regras de avaliação a que foram recentemente sujeitas as revistas Universitárias. Para manter a colaboração dos académicos terão que submeter-se ao juízo de avaliadores externos.

in: Jornal da Trofa


Homenagem aos professores que cessaram carreira no último ano


Realiza-se hoje uma homenagem, pelas 11h00, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que terminaram as suas carreiras, durante o último ano. A Câmara vai distinguir os professores com a medalha de reconhecimento municipal. A cerimónia que é já uma tradição no concelho tem como objectivo "agradecer publicamente o empenho e o trabalho daqueles que dedicaram toda uma vida à causa do ensino", como afirma a propósito Armindo Costa.
De acordo com o autarca "os professores são pilares fundamentais da sociedade", destacando "a sua importância na construção do futuro de Vila Nova de Famalicão".

in: Presspoint

Aventuras do último rei com uma dançarina francesa


Gaby Deslys, a famosa actriz e dançarina francesa do início do século XX, que seduziu o jovem rei D. Manuel, durante o conturbado período da implantação da República, é a protagonista da peça de teatro "Gaby, a Primeira", que estreia a 5 de Outubro, pelas 21h30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

O espectáculo inserido nas comemorações municipais do Centenário da República é fruto de uma co-produção entre a Casa das Artes e a Jangada Teatro.
Da autoria de António Torrado e encenação de Rui Sérgio, a peça de teatro musical recorda a polémica relação amorosa entre Deslys e o rei.
D. Manuel tinha então 20 anos e Deslys 27.

in: Correio do Minho

“As pontes romanas e românicas”

A Câmara de Vila Nova de Famalicão lançou, no Museu Bernardino Machado, o livro “As Pontes Romanas e Românicas” da autoria do professor e historiador famalicense Martins Vieira. A obra que se insere na colecção municipal “Cadernos do Património” marca as comemorações das Jornadas Europeias do Património, coordenadas a nível nacional pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e que este ano são subordinadas ao tema “Património: Um Mapa da História”.
A apresentação foi seguida de uma visita guiada às pontes românicas do concelho. No final, foi oferecido um exemplar da obra a cada participante. Para o presidente da Câmara, Armindo Costa, a obra de Martins Vieira é “uma ferramenta de grande utilidade para percepcionarmos o valor e a importância dos bens culturais e em particular das pontes românicas, que o concelho de Famalicão possui”. E acrescenta: “A sua leitura é um passo determinante para quem quiser colocar-se na linha da frente da sua defesa e valorização, com a vantagem de nos ensinar a distinguir estas construções medievais das pontes romanas que as precederam”.

in: Presspoint

Pais de escola de Bairro protestam contra «situação insustentável»

 
As crianças da EB1 de Lagoços, na freguesia de Bairro, em Famalicão, têm aulas em quatro espaços distintos. Não têm auxiliares que garantam a sua segurança e ficam sozinhas no recreio, além de serem obrigadas a deslocações de autocarro para poderem almoçar e frequentar as actividades extra-curriculares.
A Associação de Pais não tolera a «situação insustentável» e sai amanhã à rua para protestar.
 

Manoel de Oliveira encanta Famalicão

 
Manoel de Oliveira foi o rei da noite. Na sexta-feira, o Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão, foi pequeno para todos os que queriam ver e ouvir o cineasta.

"Estou aqui a falar, mas não sabem quem eu sou. Eu sou o Manoel de Oliveira", apresentou-se, com o humor habitual, o realizador de 'O Dia do Desespero', filme estreado há quase 20 anos, que relata os últimos anos de vida de Camilo Castelo Branco. Depois da exibição do filme, num serão bem humorado, o mestre lembrou pormenores da sua longa carreira. E não só...

Oliveira não deixou de se referir à morte, que "igualiza todos, ricos e pobres", e à vida: "Foi o viver que me ajudou a fazer cinema e não o contrário." E até comentou a nova era digital da Sétima Arte. "As três dimensões são demais, exageram a própria vida," disse.
 

Lameiras reforça excelência no apoio a idosos e crianças

 
A secretária de Estado da Reabilitação afirmou, ontem, que o trabalho desenvolvido pela Associação de Moradores das Lameiras (AML), em Vila Nova de Famalicão, é «motivo de orgulho e um sinal de esperança para o Estado português», pois «soube empreender as iniciativas e criar as respostas mais necessárias à população, procurando sempre a excelência dos serviços». Idália Moniz falava no encerramento das comemorações dos 25 anos desta associação, que ficou marcado pela inauguração das novas salas de actividades para os idosos e por uma nova creche com capacidade para 33 crianças, num investimento superior a 200 mil euros.

A AML desenvolveu ainda outros projectos que, ao longo do último ano e meio, elevam o investimento desta instituição para cerca de 600 mil euros, mas a comparticipação do Estado cobriu apenas o projecto inicial, tendo-se ficado pelos 130 mil euros. A este propósito, o presidente da AML, Jorge Faria, notou que «a comparticipação cobre menos de um terço do investimento total, o que é de facto muito pouco», atendendo ao facto de «os investimentos acrescidos ao projecto terem sido exigências directas da Segurança Social».
 
in: Diário do Minho (pag. 11)

Teatro Construção com eleições antecipadas para Novembro

 
A Associação Teatro Construção vai ter eleições a 6 de Novembro. O acto eleitoral foi antecipado de modo a que o plano e orçamento para 2011 possa ser aprovado pelos novos corpos gerentes. Custódio Oliveira considera que é altura da renovação na liderança da associação mas mostra-se disponível para continuar como vice-presidente, vogal ou presidente da assembleia geral.
A Associação Teatro Construção (ATC) vai realizar eleições antecipadas. Embora as eleições sejam usualmente, em Dezembro vão agora realizar-se a 6 de Novembro. Em causa, segundo explicou o presidente da direcção Custódio Oliveira, está o facto dos concorrentes se poderem preparar para posteriormente aprovarem os documentos de gestão da instituição. "A antecipação tem a ver com a necessidade de preparar a tempo o plano de actividades e orçamento para 2011", adiantou o responsável explicando que a actual direcção entendeu que não deveria apresentar o plano.
 

Pais fecham escola a cadeado

A escola do 1.º ciclo do ensino básico de Casas, em Oliveira São Mateus, esteve fechada a cadeado. O protesto, promovido pelos pais e encarregados de educação, prende-se com a falta de auxiliares de acção educativa. Segundo Fernando Ferreira, presidente da Associação de Pais, a escola, que possui mais de uma centena de alunos, está a funcionar apenas com uma auxiliar. «Não estão reunidas as condições para o normal funcionamento da escola», assegura aquele responsável, notando que a situação foi comunicada às entidades responsáveis no início do ano lectivo, das quais não receberam qualquer resposta.

A escola contava com dois funcionários, mas no arranque deste ano lectivo apenas um está ao serviço, dado que a outra funcionários está de baixa médica. Os pais dizem que a escola assim não pode funcionar e decidiram avançar com uma acção de protesto para pressionar as entidades a resolver o problema.

Ao que foi possível apurar, até ao final da semana deverá ser colocada uma nova funcionária na escola.

Idália Moniz inaugura valências nas Lameiras


A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, inaugura amanhã, pelas 17h00, as novas valências do Centro Social das Lameiras, concretizadas no âmbito PARES. A governante inaugura novas salas de actividades para idosos e uma nova creche com capacidade para 33 crianças. A Associação de Moradores das Lameiras investiu um total de 215 mil euros, tendo o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social comparticipado com cerca de 130 mil euros. Entretanto a Câmara Municipal já garantiu um apoio municipal de
30 mil euros.
O Centro Social das Lameiras serve diariamente cerca de 400 pessoas, acolhendo berçário e creche para 83 crianças, jardim-de-infância com três salas para 75 crianças, centro de actividades dos tempos livres (ATL) para 110 crianças, centro de dia para 32 idosos, apoio domiciliário para 44 idosos e lar de idosos para 35 utentes.

in: Diário do Minho

Câmara de Famalicão vai contestar decisão da ERC


A Câmara Municipal de Famalicão vai contestar a decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que considerou que o município discrimina o "Jornal de Famalicão" na distribuição de publicidade. Em causa está uma queixa apresentada pela directora do título, segundo a qual o "Jornal de Famalicão" não recebe "qualquer publicidade pública por parte da autarquia local" desde 2005.

Teresa Mesquita questiona, de resto, a legalidade do procedimento, uma vez que outros semanários do município ("Opinião Pública", "Cidade Hoje" e "O Povo Famalicense") receberam publicidade municipal ao longo dos últimos anos.

in: Jornal de Negócios

Casas novas para famílias ciganas em Outubro

 
Três dezenas defamílias ciganas que moram, há 30 anos, em barradas num terreno junto ao caminho-de-ferro de Famalicão vão ter casa nova já a partir do próximo mês. A urbanização foi desenhada  atendendo às características próprias da comunidade.

A Urbanização das Bétulas fica pronta em Outubro, mas só um mês depois é que o realojamento deverá estar concluído . Inicialmente, apontava-se que a obra ficaria concluída em Junho, hipótese que foi colocada durante uma visita à obra do presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa efectuada em Fevereiro. A data acabou por ser alterada devido à necessidade de se alterarem os exteriores.

in: Jornal de Notícias

Famalicão assinala Dia Mundial do Coração


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinala na próxima sexta-feira, dia 24 de Setembro, o Dia Mundial do Coração, com a promoção de diversas actividades. Tendo como mote “Eu Trabalho com o Coração”, a iniciativa proposta pela “World Heart Federation”, decorre a partir das 10h00, na Praça Cupertino de Miranda, no centro da cidade, onde toda a gente é convidada a participar numa mega aula de aeróbica. No final, será formado um coração humano gigante.
A iniciativa visa chamar a atenção da população para a importância de adoptar um estilo de vida saudável, pautado por uma boa alimentação, a realização de exercício físico e uma constante preocupação com o coração.

in: Portal do Município de V. N. de Famalicão

Morreu o padre António Salvador Cabral

 
O pároco de Nine, em Famalicão, morreu vítima de cancro, aos 67 anos, no Hospital de Braga. O padre António Salvador Cabral ficou conhecido pelas tomadas de posição sobre o aborto e a homossexualidade, bem como, pela participação nas autárquicas como candidato socialista em Vila Nova de Famalicão.
O padre António Salvador Cabral nasceu em 1943, no concelho de Trancoso, distrito da Guarda e iniciou os seus estudos no Seminário da Congragação do Espírito Santo, no Peso da Régua, tendo prosseguido por Braga, Barcelos e Carcavelos. Em 1967, foi ordenado sacerdote e no ano seguinte terminou os estudos teológicos. Em Setembro de 1968, partiu como missionário para Angola, onde desenvolveu a sua actividade durante cinco anos.
 
in: TSF

Didáxis celebrou Dia do Diploma

 
A Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Didáxis realizou a "Gala do Diploma", onde distinguiu os alunos que concluíram o ensino Secundário e os estudantes de mérito. Segundo fonte do estabelecimento de ensino, a iniciativa contou com a presença do director de Educação do Norte, António Leite, e do vereador da Educação e Desporto da Câmara de Famalicão, Leonel Rocha.

Assim, nesta gala foram entregues os Prémios Aluno Brilhante a todos os que obtiveram a classificação de 20 valores em exames nacionais. Por outro lado, foram também entregues os Prémios de Mérito Didáxis àqueles que concluíram o ensino secundário com uma média superior a 17 valores. Por fim, foram entregues os Prémios de Mérito do Ministério da Educação ao melhor aluno do Curso de Ciências e Tecnologias e ao melhor aluno dos Cursos Profissionais, sendo estes, respectivamente, José Fernandes e Eva Mendes.
 
Para além dos prémios, foram entregues os diplomas de conclusão do ensino secundário a todas as turmas que terminaram os 12.º ano.

in: Diário do Minho

Polícia Municipal faz greve contra desigualdades face aos restantes trabalhadores da Câmara


A Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão vai fazer greve, nos próximos dias 25 e 26 de Setembro (Sábado e Domingo). O motivo da paralisação, segundo informa o comunicado o Sindicato Nacional das Polícias Municipais, é o facto dos agentes não serem tratados de igual forma relativamente aos restantes funcionários da Câmara Municipal. Em causa estão matérias como progressão na carreira, a actualização do subsídio de turno, e os irregularidades nos descontos para a ADSE.
A Polícia Municipal, frisa o comunicado, depois de várias tentativas de resolução destas questões pela via negocial, com responsáveis da autarquia famalicense, sempre sem sucesso.

Famalicão debate importância dos Boletins Culturais no estudo da história local

O historiador e académico José Viriato Capela é um dos conferencistas convidados do colóquio nacional "Os Novos Caminhos da História Local e Regional", que decorre no próximo dia 24 de Setembro, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa, que assinala os 30 anos de publicação do Boletim Cultural famalicense, tem como objectivo debater o papel desempenhado pelos municípios na renovação da história local e regional. Assim, para além de Viriato Capela, que irá debater o tema "As revistas fundadoras do regionalismo 1922-1974", o colóquio conta ainda com as participações de Isabel Drumond de Braga, da Universidade de Lisboa, para dar a conhecer as "Antigas e Novas Revistas de História Regional e Local" e Pedro Gomes Barbosa, director dos cursos de mestrado da Faculdade de Letras de Lisboa, que irá abordar "A Universidade e os Municípios: história de uma colaboração". Para além dos conferencistas, participarão ainda no debate diversos directores de revistas e boletins culturais de várias cidades do país, como da Brigantia, de Bragança, Bracara Augusta, Revista de Guimarães, entre outras. Será também apresentado um estudo analítico das três séries do Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão. Paralelamente será organizada uma exposição com os Boletins e Revistas culturais editadas pelos municípios portugueses, com todos os números do Boletim Cultural famalicense.

in: O Notícias da Trofa

Associação de Ludotecas dá lugar a Associação Gerações

 
A Associação de Ludotecas de Vila Nova vai passar a chamar-se Associação Gerações.
A alteração decorre da dinâmica evolutiva da própria associação, que há muito tinha extrapolado o âmbito de uma associação estritamente dedicada à infância e à ludicidade.
A mudança agora impulsionava resulta também num novo estatuto, o de Instituição Particular de Solidariedade Social.
Os fundamentos desta mudança vão ser apresentado amanhã em conferência de imprensa.
 
 
 

Município de Famalicão estimula sucesso

 
"Fomos pioneiros com os livros escolares gratuitos. A razão estava do nosso lado", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Em Delães, numa escola modelar, que acabou de ser alvo de obras de ampliação e modernização, Armindo fez a entrega simbólica dos manuais escolares que a autarquia oferece a todos os alunos do 1.º Cicilo do Ensino Básico do concelho.

No total, a Câmara de Famalicão ofereceu 35 mil manuais escolares e fichas de apoio a 6600 alunos, num investimento de 239 mil euros.
Os livros escolares gratuitos, — "uma medida de grande alcance social" — constituem a bandeira da política educativa do executivo de Armindo Costa, que, no seu primeiro ano na liderança da gestão municipal, em 2002, foi inédita no País.
 

Segundo classificado acusa júri de “favorecer” consórcio vencedor


O processo de avaliação das propostas submetidas ao concurso público relativo à parceria público-privada, que visa a construção de vários equipamentos desportivos, entre os quais a Cidade Desportiva, “cometeu a violação de princípios fundamentais do direito administrativo e em particular da contratação pública, designadamente os princípios da igualdade e da concorrência, e ainda os princípios da estabilidade e da intangibilidade das propostas”. É esta a convicção do consórcio “Europa Ar-Lindo – Construções, S.A., Novo Modelo Europa, S.A.,
Europa Ar-Lindo - Parques, S.A., e Condalton – Construções do Alto Tâmega, Lda”, autor de uma providência cautelar que pede a anulação do acto de adjudicação, aprovado pela Câmara e Assembleia Municipal há cerca de um mês, sempre com os votos favoráveis da coligação PSD/PP e a oposição de todos os restantes partidos.
O texto da providência cautelar aceite no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB), à qual O Povo Famalicense teve acesso, invoca diversas irregularidades processuais que considera que favoreceram o adjudicatário, o consórcio “Adriparte Serviços, S.A., Casais Engenharia e
Construções, S.A., Casaisinvest SGPS, S.A., e José Moreira Fernandes & Filhos, S.A.”, esta última propriedade do ex-presidente da Junta de Santiago da Cruz.

in: O Povo Famalicense

Associação de empreendedores inaugura sede no sábado


Aconselhamento e apoio aos potenciais empreendedores e empresários da cidade, e a promoção do empreendedorismo no concelho são objectivos da AEF — Associação de Empreendedores de Vila Nova de Famalicão. Em nota à comunicação social, aquele organismo anunciou para dia 18 de Setembro às 17h00 a inauguração da sua sede, sita à Rua António Carvalho Faria, número 66, Sala 5, com horário de funcionamento público de segunda a sexta entre as 9h00 e a 12h30 horas e entre as 14h30 e as 19h30.

Potenciar empreendedorismo

A AEF, que já obteve do Instituto Português da Juventude (IPJ) o reconhecimento como Associação Juvenil no dia 11 de Agosto, propõe-se promover e potenciar o carácter empreendedor nos jovens residentes do concelho de Vila Nova de Famalicão. Fundada a 10 de Junho, aquela colectividade de jovens empreendedores propõe-se desenvolver actividades como palestras e colóquios nas escolas, com a explicação dos princípios gerais do empreendedorismo, bases de apoio às iniciativas empresariais e apresentação de alternativas de percurso profissional e a promoção de concursos e programas de iniciativa empresarial, por simulações de gestão em contexto real, com intuito de envolver os estudantes co m a realidade das empresas.

in: Correio do Minho

Organização “irrepreensível” marcou 24 Horas BTT este fim-de-semana


Depois de um dia inteiro de ininterruptas horas de pedaladas, traduziu-se em pleno sucesso as 24 Horas BTT que a Associação Amigos do Pedal organizou neste fim-de-semana, no Louro, Vila Nova de Famalicão. Cerca de 500 atletas disputaram entre si a vitória final, enquanto milhares de pessoas foram passando pela Quinta do Outeirinho, associando-se àquela que foi seguramente uma das grandes festas do BTT nacional de 2010.
Entre a competição, o convívio e o divertimento, esqueceram-se as horas mal dormidas e esgotaram-se as forças até ao limite, sinal da intensidade com que foram vividos os momentos. Segundo o fotógrafo espanhol Jose Comesaña, antigo atleta internacional de competição BTT e actual piloto de testes da Mondraker, e que foi um dos concorrentes da prova, a organização foi “irrepreensível”.

in: Presspoint

Catequistas chamados a serem fiéis à Palavra de Deus


Cerca de 30 catequistas do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão receberem neste mês de Setembro os diplomas relativos aos dois cursos realizados este ano, pelo Centro Arquidiocesano de Formação daquela região.
Segundo uma nota do departamento de comunicação do referido Arciprestado, uma dessas formações, chamada “Curso Acreditar”, deu mesmo aquele que seria o mote para o desafio lançado aos catequistas pelo Arcipreste local, padre Mário Martins. Durante a vigília de oração, incluída no programa de entrega dos diplomas, o sacerdote lembrou que “o catequista é chamado a viver da Palavra, pois para acolher e acreditar na Palavra, é necessário vivê-la”.
Este apelo surge enquadrado no Triénio da Palavra, que está a ser vivido actualmente pela Arquidiocese de Braga.

in: Agência Ecclesia

FAC conquista torneio Cidade de Famalicão - Hóquei Seniores


Primeiro troféu da temporada conquistado! Contra todas as previsões iniciais, o Famalicense Atlético Clube venceu o torneio Cidade de Famalicão ao derrotar a AD Valongo por 4-3 no prolongamento, depois de ter empatado no tempo regulamentar a três golos.

Não se percebeu qual é a equipa do escalão inferior. A AD Valongo milita na primeira divisão, mas a qualidade do hóquei praticado pelo FAC foi impressionante. Atrevidos, dominadores e perseverantes, os atletas famalicenses cedo se colocaram em vantagem. Dino, na transformação de uma grande penalidade fez o primeiro golo ainda não tinham decorrido cinco minutos de jogo. A AD Valongo empatou passado alguns minutos, também numa grande penalidade mas o FAC não acusou o golo.

PS/Famalicão desafia Câmara a candidatar-se ao Polis

O presidente da Comissão Concelhia do Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão desafiou ontem a Câmara a apresentar rapidamente candidaturas ao programa Polis para as zonas fluviais, com vista a requalificar as margens do rio Ave em Riba d'Ave e em Lousado.

Em conferência de imprensa, Fernando Moniz disse que o seu partido está disponível para colaborar nestas duas eventuais candidaturas, que se pretendem que sejam intervenções «sérias e profundas». Segundo explicou, a zona ribeirinha de Riba d'Ave está em vias de crescente degradação, o que desqualifica a vila. «Este é o momento de devolvermos o rio Ave a Riba d'Ave e fazer com que o programa Polis sirva para puxar Riba d'Ave para um patamar de requalificação urbanística e ambiental», disse.
 

Museu Bernardino Machado e Casa-Museu Abel Salazar em parceria cultural

O Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, e a Casa-Museu Abel Salazar, do Porto, estão a promover ao longo deste mês uma parceria cultural, que prevê uma maior divulgação destas duas figuras da história nacional. Para isso, o Museu Bernardino Machado promove amanhã, pelas 16h00, uma conferência intitulada “Abel Salazar e Bernardino Machado: contrastes e afinidades”, conduzida pelo Coordenador Científico do Museu, Norberto Ferreira da Cunha.
No mesmo dia, o espaço inaugura a exposição “Caricaturas de Abel Salazar”. A mostra, organizada pela Casa-Museu Abel Salazar, é composta por 21 caricaturas da autoria de Abel Salazar, retratando professores e figuras públicas do início do século XX, como por exemplo Dr. João Monteiro de Meyra, Visconde de Guilhermil, Joaquim Graça, Almeida Brandão, Luís Viegas, entre outros. Por sua vez, a Casa-Museu Abel Salazar inaugura a exposição de “Caricaturas de Bernardino Machado”, promovida pelo Museu Bernardino Machado.
Publicadas em vários periódicos humorísticos de finais do séc. XIX e da primeira metade do século XX, os desenhos são da autoria de alguns dos mais consagrados caricaturistas da época como Rafael Bordalo Pinheiro, Jorge Colaço, Leal da Câmara, Silva e Sousa, Francisco Valença, Stuart Carvalhais, Amarelhe, Jorge Barradas, entre outros, dando a conhecer as várias facetas de Bernardino Machado.

in: Presspoint

“Tarde Sénior” amanhã no âmbito da Feira de Artesanato e Gastronomia

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, participa amanhã, a partir das 15h00, no tradicional convívio sénior, que decorre no recinto da Feira de Artesanato e Gastronomia, no espaço contíguo ao campo da feira semanal, no centro da cidade. A iniciativa denominada “Tarde Sénior” reúne, todos os anos, centenas de idosos provenientes das diversas instituições de solidariedade do concelho, em momentos de convívio e muita animação.
Para o presidente da Câmara, “este convívio é a forma de trazer os idosos até à Feira de Artesanato e Gastronomia, envolvendo-os num evento popular, que lhes agrada muito, até pelas recordações que lhes trazem à memória”. E acrescenta: “A Feira de Artesanato é um evento de todos os famalicenses e, por isso, queremos que todos os famalicenses participem e usufruam deste ambiente de grande animação”. A tarde será animada pelo duo musical “Melodias”. Entretanto, a noite de amanhã é animada pela dupla cómica “Quim Roscas & Zé Estacionâncio”, bem conhecida do público através do programa “Telerural”. O espectáculo que inicia pelas 21h30 consiste em pequenos sketches cómicos e teatrais, música e anedotas.

in: Presspoint

Casal detido por furtar material numa obra

Um casal foi detido em flagrante delito pela GNR de Famalicão, na madrugada de ontem, a furtar material de uma obra, em Esmeriz, concelho de Vila Nova de Famalicão.
O casal, que estava acompanhado por um menor de 15 anos, foi surpreendido pela patrulha do Posto da GNR de Famalicão, pelas 01h30, quando carregava diverso material de umas moradias em construção.

Escoras, alumínio e outro material estavam já na viatura que a GNR também apreendeu.
O material foi recuperado e já foi devolvido. O casal, ele com 39 anos e ela com 34, residentes na freguesia famalicense de Calendário, foi detido e presente ontem ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

in: Correio do Minho

Emanuel sobe ao palco na Feira de Artesanato e Gastronomia

O artista popular Emanuel é uma das grandes atracções da Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, certame que encerra domingo no antigo campo da feira semanal. Emanuel sobe ao palco amanhã, a partir das 21.30 horas.
Para quinta-feira, o programa de espectáculos tem para oferecer ao público uma noite animada pela dupla cómica 'Quim Roscas & Zé Estacionâncio', do programa 'Telerural'.

O espectáculo tem início marcado para as 21.30 horas. Música e muitas anedotas estão entre as apostas da dupla cómica.
A Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão promove os sabores e as tradições concelhias, um certame que no final de semana recebeu a visita de milhares de pessoas.
 

Projecto de Paulo Brandão chega a Famalicão em Outubro

cigarras.jpg"Cigarras - Um musical pop sobre quem canta e seus males encanta" «Cigarras» é o mais recente projecto de Paulo Brandão, antigo director da Casa das Artes de Famalicão e do Theatro Circo de Braga. Trata-se de um «musical pop sobre quem canta e seus males encanta», tendo como tema o amor. Com a duração de aproximadamente uma hora, este espectáculo conta com textos de Valter Hugo Mãe, numa interpretação de Ana Rita Inácio e João Dungo. A composição e direcção musical é de Miguel Pedro, enquanto que o cenário, adereços e figurinos são de Catarina Barros, numa produção d´"A Origem do Mundo".

in: Cidade Hoje

Autoridades matêm buscas pelo corpo do jovem famalicense

Em A-Ver-o-Mar continuam as buscas pelo corpo do jovem famalicense José Augusto Silva, de 24 anos, colhido na passada quinta-feira pelo mar quando se encontrava com dois amigos junto à água. Contactada há minutos pel'O Povo Famalicense a Capitania do Porto da Póvoa de Varzim confirmou que vão prosseguir as buscas pelo corpo de "Zézé", como era conhecido por amigos e na freguesia da Lagoa, onde residia.
 

Manoel D´Oliveira no «Um Livro, um Filme» a 24 de Setembro

Manoel d´Oliveira é convidado da iniciativa «Um Livro, um Filme», em Vila Nova de Famalicão, no dia 24 de Setembro, às 21:30, apresentando «O Dia do Desespero» (1991), sobre a vida do romancista Camilo Castelo Branco.
Manoel d´Oliveira, que recebeu em 2005, o troféu Pena de Camilo, no âmbito do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão, mantém desde há muito uma ligação forte com a obra literária camiliana, tendo realizado filmes como «Amor de Perdição» e «Francisca», do qual faz parte a personagem de Camilo, para além de «O Dia do Desespero».
De resto, um dos primeiros filmes de Manoel Oliveira, realizado em 1940, denomina-se precisamente «Famalicão», e é um documentário onde se apresenta o município como um centro de comunicação rodoviária e ferroviária, entre várias localidades do Norte.
«Um Livro, um Filme» é organizado pela Câmara Municipal de Famalicão, através do Centro de Estudos Camilianos, junto à Casa-Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide.
in: Diário Digital

Famalicão espera cem mil na Feira de Artesanato e Gastronomia

A Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão espera atrair cerca de cem mil visitantes, mantendo o sucesso que a transformou num evento-âncora do turismo do concelho. O certame abriu ontem ao público no antigo campo da feira, no centro da cidade, onde decorre até ao próximo dia 12 de Setembro. A 27.ª edição desta iniciativa conta com um programa de animação, onde se destaca a actuação de Emanuel.
 

Famalicão também vai oferecer os livros escolares aos alunos do 1º Ciclo

As famílias de 6.600 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Vila Nova de Famalicão vão gastar menos dinheiro com as despesas de educação dos seus filhos no ano lectivo que agora vai começar. É que Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão distribui gratuitamente os manuais escolares por todas as crianças. No total, estamos a falar em mais de 35 mil manuais escolares, que implicaram um investimento municipal de 239 mil euros. Para o efeito, foi lançado um concurso público, tendo o fornecimento dos livros sido adjudicado à empresa Entrefolha - Papelaria e Livraria, Lda.

A decisão de atribuir os livros gratuitamente, que foi aprovada em reunião do executivo municipal, mereceu o voto favorável dos sete vereadores da coligação PSD-CDS/PP, enquanto os quatro vereadores do PS se abstiveram. "Para a Câmara Municipal, dar os livros escolares aos alunos do 1º Ciclo significa deixar de pavimentar 1 quilómetro de estrada para investir numa grande auto-estrada para o futuro das crianças famalicenses", afirma o presidente da autarquia, Armindo Costa, que, em 2002, foi pioneiro no País ao ter decidido atribuir os manuais escolares gratuitamente a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, conforme contava do programa eleitoral da sua candidatura autárquica. Ao mesmo tempo, Armindo Costa sempre considerou "o grande alcance social" da medida, agora reforçado pela crise económica e pelo consequente aumento do desemprego.

in: O Notícias da Trofa

Famalicão acolhe artesanato e comidas típicas de todo o País

Um total de 142 expositores, divididos entre 98 artesãos (40 dos quais famalicenses), 29 vendedores de produtos alimentares tradicionais, 10 restaurantes e 5 tasquinhas estarão presentes na 27ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, que estará patente no antigo campo da feira semanal, no centro da cidade, a partir da próxima sexta-feira, dia 3, até ao dia 12 de Setembro.

A inauguração do certame, que registará a participação do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, e de outros responsáveis locais, está marcada para as 17 horas da próxima sexta-feira.