Pages - Menu
Lançados três novos centros escolares
Os estabelecimentos de ensino implicam um investimento total de 5,1 milhões de euros e terão uma comparticipação de cerca de três milhões de euros do Fundo Regional do Governo.
"É um grande investimento na educação dos nosso filhos e dos nossos netos que vai perdurar por muitos e muitos anos", adiantou o presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, citado num comunicado a Autarquia.
O autarca considera que para uma "educação de qualidade é preciso bons professores, mas também é preciso boas escolas". "É o maior investimento de sempre na construção de novas escolas no concelho", afirmou Armindo Costa, no mesmo documento.
in: Jornal de Notícias
José Eduardo Agualusa comenta filme de cineasta brasileiro
in: Presspoint
CDU de Sezures critica abandono da zona desportiva
A CDU de Sezures critica o atraso na execução da zona desportiva da freguesia. As obras foram iniciadas em 2001 e há nove anos que aguarda por novos desenvolvimentos.
O recinto está em estado de degradação e votado ao abandono e, segundo a CDU, a obra não avança por razões burocráticas, garantindo que o proprietário do terreno já demonstrou interesse em concretizar a respectiva escritura.
Carlos Solans, membro da CDU de Sezures, diz que a assembleia deliberou, em Abril último, a criação de uma Comissão Eventual de Estudo e Acompanhamento para a zona desportiva que nunca chegou a funcionar por indisponibiidade dos eleitos indicados pelo PS e PSD/CDS-PP.
Lamentando o sucedido, a CDU revela que a ausência de um recinto desportivo impede a prática desportiva por parte dos jovens da freguesia, denunciando que naquele local «pratica-se tudo menos desporto».
Amarrado a poste em assalto a fábrica.
Antes de entrarem por uma das portas das traseiras, os indivíduos terão cortado os fios de ligação do alarme e do telefone. Já nas instalações, o gangue, cujos elementos estavam armados com caçadeiras e encapuzados, agrediu o funcionário com socos e prendeu-o a um poste.
Estado meteu dois milhões na Cheyenne e 15 dias depois a fábrica desligou a luz
Com salários e subsídios por pagar, a empresa viria a ser decretada insolvente, em Maio último, arrastando neste processo as 25 lojas da marca Cheyenne e um total de 300 trabalhadores. O administrador judicial precisou apenas de dois dias para mandar fechar a fábrica e toda a rede comercial.
Exigida Loja do Cidadão junto ao antigo colégio
O projecto contempla a construção de um edifício para uma Loja do Cidadão. A fachada do antigo colégio manterá a traça original, mas o interior, “bastante degradado”, será todo demolido. Foi encontrada uma solução arquitectónica para que o colégio fique enquadrado, já que se situa numa cota superior.
No rés-do-chão haverá uma entrada principal, um auditório, bar/concerto, salas de gravação/multimédia, de fotografia e para ensaios. Já o primeiro piso terá postos de Internet, sala de documentação e secretaria, enquanto o último piso incluirá dois gabinetes para incubadoras de empresas, salas de reuniões e gabinetes médicos. No exterior será edificada uma praça que fará a “distribuição” das pessoas para a Casa da juventude e para o outro edifício onde a Câmara Municipal quer ver instalada uma Loja do Cidadão.
in: Jornal de Notícias
Antigo Colégio vai acolher nova Casa da Juventude
A Câmara Municipal remete para amanhã, cerca das 11h00, a apresentação do projecto de execução.
Segundo informa o município está neste momento a ser preparada uma candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Quadrilátero Urbano, acção Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana, prevendo a recuperação e valorização do edifício.
De acordo com a memória descritiva do projecto, adianta a autarquia, "será recuperada e mantida a fachada do edifício, sendo que o seu interior será alvo de uma reabilitação total". O piso zero será composto pela entrada principal, um auditório, bar/concerto, salas de gravação/multimédia, fotografia e ensaios. O piso 1 será contemplado com secretaria, postos de Internet e sala de documentação e o piso 2 terá gabinetes para incubadoras de empresas de jovens empreendedores bem como salas de reuniões e gabinete médico. No exterior será criada uma praça que servirá o edifício.
in: O Povo Famalicense
Lusíada condenada por praxe que matou aluno
Diogo, 22 anos, morreu em 2001, na sequência de agressões durante um ensaio da tuna. A reabertura da audiência do julgamento - ordenada pelos juízes no âmbito do processo cível - servirá para ditar se, durante os rituais fatais, mais que agredi-lo com uma revista também o pisaram. Os juízes consideram que todos, incluindo a universidade, "são solidariamente responsáveis".
Inscrições para Universidade Jovem
Estão abertas até ao próximo dia 23 as inscrições para a Universidade Jovem de Famalicão. A escolha de um curso universitário nem sempre é uma decisão fácil para os jovens. Para apoiá-los neste processo de escolha vocacional, a Câmara de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Universidade Lusíada de Famalicão e a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave promove entre 28 de Junho e 9 de Julho a Universidade Jovem. A iniciativa que arrancou em 2007, destina-se aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Profissional do concelho e tem como objectivos promover o gosto pelo conhecimento e despertar potencialidades, proporcionando-lhes uma experiência universitária.
in: Presspoint
Estamos a mudar
Como já devem ter reparado, estamos a mudar o visual deste blog e estamos a preparar algumas alterações ao nível dos conteúdos.
Aproveitamos para agradecer a todos os blogs que colocaram o banner de ligação a este blog. Pretendemos ser um ponto de encontro de bloggers famalicenses.