Pages - Menu

Lançados três novos centros escolares

Os centros escolares do Louro, Antas e Famalicão deverão estar em funcionamento no início do ano lectivo 2012/13. As empreitadas são lançadas hoje, pela Câmara de Famalicão.
Os estabelecimentos de ensino implicam um investimento total de 5,1 milhões de euros e terão uma comparticipação de cerca de três milhões de euros do Fundo Regional do Governo.

"É um grande investimento na educação dos nosso filhos e dos nossos netos que vai perdurar por muitos e muitos anos", adiantou o presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, citado num comunicado a Autarquia.

O autarca considera que para uma "educação de qualidade é preciso bons professores, mas também é preciso boas escolas". "É o maior investimento de sempre na construção de novas escolas no concelho", afirmou Armindo Costa, no mesmo documento.

in: Jornal de Notícias

José Eduardo Agualusa comenta filme de cineasta brasileiro

O escritor angolano José Eduardo Agualusa é o convidado da próxima sessão da iniciativa "Um Livro, Um filme", que decorre sexta-feira, pelas 21h30, na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão. O escritor que foi uma das personalidades homenageadas, este ano, com a Pena de Camilo, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão – Famafest, vai apresentar o filme brasileiro "A Casa Assassinada", de Paulo Cesar Saraceni, baseado no livro "Crónica da Casa Assassinada", de Lúcio Cardoso. O drama datado de 1971, dá-nos a conhecer Nina, uma mulher da cidade grande, que se casa com um fazendeiro e vai morar no interior de Minas. Lá ela depara-se com uma família em decomposição. A trilha sonora do filme é de António Carlos Jobim.

in: Presspoint

CDU de Sezures critica abandono da zona desportiva

A CDU de Sezures critica o atraso na execução da zona desportiva da freguesia. As obras foram iniciadas em 2001 e há nove anos que aguarda por novos desenvolvimentos.

O recinto está em estado de degradação e votado ao abandono e, segundo a CDU, a obra não avança por razões burocráticas, garantindo que o proprietário do terreno já demonstrou interesse em concretizar a respectiva escritura. 

Carlos Solans, membro da CDU de Sezures, diz que a assembleia deliberou, em Abril último, a criação de uma Comissão Eventual de Estudo e Acompanhamento para a zona desportiva que nunca chegou a funcionar por indisponibiidade dos eleitos indicados pelo PS e PSD/CDS-PP.

Lamentando o sucedido, a CDU revela que a ausência de um recinto desportivo impede a prática desportiva por parte dos jovens da freguesia, denunciando que naquele local «pratica-se tudo menos desporto».

Amarrado a poste em assalto a fábrica.

Um grupo armado assaltou, ontem, segunda-feira, de madrugada, uma fábrica têxtil em Pedome, Vila Nova de Famalicão. O único funcionário que ali se encontrava na altura foi agredido e os ladrões levaram dois cofres, uma carrinha e uma máquina fotográfica. Os assaltantes - presumivelmente entre seis e oito - terão entrado na empresa "Machado, Carneiro & Lobos" entre as duas horas e as três horas da madrugada, apanhando de surpresa um funcionário que estava na firma.
Antes de entrarem por uma das portas das traseiras, os indivíduos terão cortado os fios de ligação do alarme e do telefone. Já nas instalações, o gangue, cujos elementos estavam armados com caçadeiras e encapuzados, agrediu o funcionário com socos e prendeu-o a um poste.
 

Estado meteu dois milhões na Cheyenne e 15 dias depois a fábrica desligou a luz

Lugar Senhor dos Perdões, Ribeirão, Vila Nova de Famalicão. Aqui mora uma empresa que, no final de Novembro passado, recebeu do IAPMEI dois milhões de euros. Duas semanas após o Estado ter tomado 40% do capital da Facontrofa, a fábrica deixou praticamente de produzir, por falta de encomendas, e entrou em "lay off" pouco tempo depois.

Com salários e subsídios por pagar, a empresa viria a ser decretada insolvente, em Maio último, arrastando neste processo as 25 lojas da marca Cheyenne e um total de 300 trabalhadores. O administrador judicial precisou apenas de dois dias para mandar fechar a fábrica e toda a rede comercial.

Exigida Loja do Cidadão junto ao antigo colégio

Oito anos depois de ter sido comprado pela Câmara, o antigo Colégio Camilo Castelo Branco, no centro de Famalicão, vai ser finalmente reabilitado, para acolher a Casa da Juventude.
O projecto contempla a construção de um edifício para uma Loja do Cidadão. A fachada do antigo colégio manterá a traça original, mas o interior, “bastante degradado”, será todo demolido. Foi encontrada uma solução arquitectónica para que o colégio fique enquadrado, já que se situa numa cota superior.
No rés-do-chão haverá uma entrada principal, um auditório, bar/concerto, salas de gravação/multimédia, de fotografia e para ensaios. Já o primeiro piso terá postos de Internet, sala de documentação e secretaria, enquanto o último piso incluirá dois gabinetes para incubadoras de empresas, salas de reuniões e gabinetes médicos. No exterior será edificada uma praça que fará a “distribuição” das pessoas para a Casa da juventude e para o outro edifício onde a Câmara Municipal quer ver instalada uma Loja do Cidadão.

in: Jornal de Notícias

Antigo Colégio vai acolher nova Casa da Juventude

Está desfeito o tabú. O ex-Colégio Camilo Castelo Branco vai dar lugar à nova Casa da Juventude.
A Câmara Municipal remete para amanhã, cerca das 11h00, a apresentação do projecto de execução.
Segundo informa o município está neste momento a ser preparada uma candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Quadrilátero Urbano, acção Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana, prevendo a recuperação e valorização do edifício.
De acordo com a memória descritiva do projecto, adianta a autarquia, "será recuperada e mantida a fachada do edifício, sendo que o seu interior será alvo de uma reabilitação total". O piso zero será composto pela entrada principal, um auditório, bar/concerto, salas de gravação/multimédia, fotografia e ensaios. O piso 1 será contemplado com secretaria, postos de Internet e sala de documentação e o piso 2 terá gabinetes para incubadoras de empresas de jovens empreendedores bem como salas de reuniões e gabinete médico. No exterior será criada uma praça que servirá o edifício.

in: O Povo Famalicense

Lusíada condenada por praxe que matou aluno

Nove anos depois de um estudante ter morrido numa praxe violenta, em Famalicão, os tribunais apontam o único responsável que resta numa história bloqueada pelo silêncio dos suspeitos. O processo-crime foi arquivado. O Tribunal da Relação do Porto considera, num acórdão recente ao qual o i teve acesso, que a Universidade Lusíada é responsável - confirmando a decisão do Tribunal de Famalicão, que condenara a universidade, por omissão de acção, a pagar 90 mil euros de indemnização. Em causa está a "omissão de diligência de controlo sobre as actividades dos alunos e das praxes que decorriam nas suas instalações, que determinaram lesões causadoras da morte", referem os desembargadores.

Diogo, 22 anos, morreu em 2001, na sequência de agressões durante um ensaio da tuna. A reabertura da audiência do julgamento - ordenada pelos juízes no âmbito do processo cível - servirá para ditar se, durante os rituais fatais, mais que agredi-lo com uma revista também o pisaram. Os juízes consideram que todos, incluindo a universidade, "são solidariamente responsáveis".
 

Inscrições para Universidade Jovem

Estão abertas até ao próximo dia 23 as inscrições para a Universidade Jovem de Famalicão. A escolha de um curso universitário nem sempre é uma decisão fácil para os jovens. Para apoiá-los neste processo de escolha vocacional, a Câmara de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Universidade Lusíada de Famalicão e a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave promove entre 28 de Junho e 9 de Julho a Universidade Jovem. A iniciativa que arrancou em 2007, destina-se aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Profissional do concelho e tem como objectivos promover o gosto pelo conhecimento e despertar potencialidades, proporcionando-lhes uma experiência universitária.

in: Presspoint

Estamos a mudar

Como já devem ter reparado, estamos a mudar o visual deste blog e estamos a preparar algumas alterações ao nível dos conteúdos.

Aproveitamos para agradecer a todos os blogs que colocaram o banner de ligação a este blog. Pretendemos ser um ponto de encontro de bloggers famalicenses.