Pages - Menu

Citeve ajuda a desenvolver satélites da ESA

Citeve ajuda a desenvolver satélites da ESA

Desenvolver uma solução de isolamento térmico para o revestimento dos satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) é o objectivo da parceria estabelecida entre o Citeve – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e o INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

O projecto, financiado em 75% pelo Space Office da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), envolve um investimento da ordem dos 1,5 milhões de euros, e conta, ainda, com a colaboração da HPS - High Performance Structures, Gestão e Engenharia Portugal, bem como da sua congénere alemã.

in: DN Economia

Famalicão: Viale Moutinho oferece edições estrangeiras de Camilo ao município

O ensaísta e escritor José Viale Moutinho vai doar o seu espólio camiliano ao município de Vila Nova de Famalicão, enriquecendo o acervo da Biblioteca do Centro de Estudos Camilianos e da Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide. Entre as obras oferecidas, destaque para volumes raros de Camilo publicados no estrangeiro, nomeadamente no continente asiático e países de leste, como a tradução romena de “Amor de Perdição”, realizada por Alexandre Popescu. A novidade foi avançada pelo próprio Viale Moutinho, um dos maiores coleccionadores de edições estrangeiras do romancista, na última quinta-feira, durante a primeira apresentação pública da obra “Memórias Fotobiográficas de Camilo Castelo Branco (1825-1890)”, da editorial Caminho, que decorreu no auditório de S. Miguel de Seide.

in: Presspoint

GNR ataca tráfico no Vale do Ave

A GNR deteve 12 indivíduos, ontem, terça-feira, numa megaoperação contra o tráfico de droga na região do Vale do Ave. Foram feitas 28 buscas e apreendidas heroína e cocaína suficiente confeccionar cerca de cinco mil doses.

A intervenção, que culminou ontem mas avançou no sábado, esteve a cargo do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Santo Tirso e envolveu um total de 115 militares. Foram visados indivíduos das zonas de Santo Tirso, Famalicão, Guimarães e Porto (dois deles), suspeitos de fornecimento de droga para venda directa.

Segundo o JN apurou, o tráfico estaria na origem de uma vaga de furtos em residências, sobretudo nas zonas de Vila das Aves e S. Martinho do Campo. A operação começou no sábado, com a intercepção de um suspeito que tinha ido buscar droga a uma mata que servia de esconderijo do produto, em S. Martinho do Campo. Durante o fim-de-semana, foram intensificadas as vigilâncias aos outros implicados e, ontem, ocorreram as buscas.

in: Jornal de Notícias

GNR já está em novas instalações

As instalações degradas da GNR de Riba de Ave foram substituídas por um espaço provisório. Os militares estão, desde o passado sábado, em “novas” instalações situadas na Travessa Camilo Castelo Branco permitindo melhores condições ao público que ali se dirige e aos militares que Ali trabalham.

A GNR de Riba de Ave já mudou de instalações. Os militares mudaram-se para um novo espaço na Travessa Camilo Castelo Branco, a poucos metros do local onde se encontravam.
O quartel da GNR ribadavense era tido como o pior do distrito uma vez que as instalações estavam degradadas. O problema esperava solução há vários anos.

in: Entrevilas

Autarca de Famalicão acumula fortuna de milhões

Armindo Costa, presidente da Câmara de Famalicão, é o autarca mais rico do País, com poupanças declaradas que ultrapassam os dois milhões de euros. Tem oito empresas e oito casas, em Portugal, no Brasil e em Cabo Verde. E foi, que seja conhecido, o único autarca que viu os seus negócios serem investigados no âmbito da ‘Operação Furacão’.

in: Correio da Manhã

A "ressurreição" do F.C. Famalicão

O clube que já frequentou os relvados dos estádios da I Liga passou por maus momentos mas agora os jogadores e equipa técnica acreditam que falta pouco tempo para o clube estar de volta à ribalta do futebol português.

in: JN

Processo de rapaz desaparecido há dez anos em Famalicão passa para o MP

«O processo relativo ao desaparecimento de Rui Manuel Correia Pereira já não se encontra na Polícia Judiciária da directoria Norte e foi transferido para o Ministério Público de Vila Nova de Famalicão» , disse fonte da Polícia Judiciária (PJ) do Porto. O próximo passo será o arquivamento.
Rui Pereira desapareceu há dez anos, no dia 2 de Março de 1999, quando brincava no Parque de Sinçães, junto ao bairro onde vivia.

in: Sol

Crise no accionista alemão Schaeffler não ameaça Continental Mabor

O presidente da portuguesa Continental Mabor, cujo accionista alemão Schaeffler está em risco de falência, garantiu hoje que a empresa tem "a situação controlada" e que a sua "estratégia sólida e conservadora" afasta eventuais problemas em Portugal.
"Temos a situação controlada. A Continental é uma empresa relativamente conservadora nas suas decisões e com uma estratégia sólida", afirmou António Lopes Seabra em declarações à agência Lusa.
Apesar de "naturalmente apreensivo" com "as condições gerais em que o mercado está", o presidente da Continental Mabor desvalorizou os eventuais efeitos da situação difícil do grupo alemão Schaeffler, que no ano passado passou a controlar a rival Continental AG após uma oferta pública de aquisição (OPA) hostil bem sucedida, na fábrica portuguesa de pneus.

in: RTP Notícias

Empresa de Famalicão transforma plástico reciclado em cobertores

Com 50 funcionários e uma facturação que ronda os três milhões de euros, a Vamaltex fabrica 50 mil cobertores por mês. A aposta, referem os responsáveis pela fábrica, vai ser agora nos "eco-cobertores".
A fibra resultante da reciclagem de garrafas de plástico está a ser transformada em cobertores por uma empresa têxtil de Famalicão, disse à Lusa, um dos administradores.
"Estamos ainda numa fase de confecção de amostras para enviar aos clientes mas já temos propostas de venda, em exclusividade, para o mercado francês e do Reino Unido", referiu José Diniz, sócio gerente da empresa Vamaltex, em Novais, Famalicão.

in: Expresso

SEF encerra casa em Famalicão por suspeita de lenocínio

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve hoje, em Famalicão, pela prática em flagrante delito do crime de lenocínio, dois portugueses e uma estrangeira, que exploravam um estabelecimento de prostituição, disse à Lusa fonte policial.
Segundo a fonte, a operação desencadeada na madrugada de hoje deu cumprimento a um mandado judicial de busca a estabelecimento de diversão nocturna, em Vila Nova de Famalicão, no âmbito de inquérito onde são investigados os crimes de auxílio à imigração ilegal e lenocínio.
Na ocasião, foram identificados 34 cidadãos, dos quais 15 estrangeiros, tendo seis sido detidos por permanência irregular em território nacional (cinco mulheres e um homem).
O SEF/Braga procedeu, também, à apreensão de 600 euros, inúmeros documentos e material relacionado com a alegada prática dos crimes, tendo o estabelecimento sido encerrado e selado.
Diário Digital / Lusa

in: Diário Digital

Parque da cidade vai avançar

A Câmara de Famalicão aprovou na última reunião do executivo a aquisição de cerca de 20 hectares de terreno que vai integrar o parque da cidade e arruamentos necessários. O espaço adquirido servirá também para a construção do Centro de Estudos do Surrealismo.“Estão agora lançadas as sementes para a concretização de dois grandes projectos que irão transformar Famalicão num exemplo de desenvolvimento e qualidade de vida”, disse o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa referindo-se também à cidade desportiva. Além da aquisição destes terrenos destinados ao parque da cidade o executivo municipal aprovou a constituição de uma parceria público-privada no sentido de concretizar diversos equipamentos. O lançamento do concurso público internacional já está aprovado sendo que a sociedade a constituir terá capitais minoritariamente públicos. Com esta parceria serão construídos pavilhões em Nine, Cavalões e Avidos, duas piscinas municipais no Louro e Vale de S. Cosme, um pavilhão multiusos e pavilhão municipal assim como a cidade desportiva.

in: Entre Vilas

Vinte e cinco mulheres pediram suspensão dos contratos de trabalho

Vinte e cinco operárias de uma confecção pediram a suspensão dos contratos de trabalho alegando o não pagamento dos salários, disse hoje à agência Lusa fonte do sindicato têxtil.
"As trabalhadoras pediram a suspensão dos contratos de trabalho e vão requerer o subsídio de desemprego", disse José Araújo, dirigente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes.
A empresa "Conjuli - Sociedade de Confecções", está sedeada na freguesia de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão e empregava vinte e cinco mulheres.
Com os salários de Novembro e Dezembro e o subsídio de Natal em atraso, as funcionárias da confecção decidiram, esta manhã, parar a laboração da empresa.

in: Notícias Sapo

PSD e CDS vão reeditar coligação autárquica em Famalicão

O presidente da Distrital de Braga do PSD, Virgílio Costa, adiantou que as duas distritais, hoje reunidas na sede do PSD em Braga, decidiram reeditar as coligações municipais em Braga, Vila Nova de Famalicão, Vieira do Minho, Vizela e Cabeceiras de Basto.
Presente no encontro, o presidente da Distrital do CDS, Nuno Melo, adiantou que a reedição das coligações vai, agora, depender da vontade das respectivas secções concelhias, já que o balanço da junção política das duas forças partidárias no distrito é "globalmente positiva".



in: JN

Utentes satisfeitos com novo Serviço de Urgência

Ainda sem data de inauguração oficial marcada, abriu, esta quinta-feira, a nova urgência médico-cirúrgica do Médio Ave, em Famalicão. Tudo novo, a estrear, incluindo uma ala pediátrica, que põe fim ao caos nos corredores do antigo serviço.
......
O novo Serviço de Urgência triplicou o espaço, tendo agora entradas separadas para adultos, crianças (até 16 anos) e situações de emergência. O espaço deixado vago pela antiga Urgência deverá ser, segundo José Dias, destinado a cuidados de ambulatório, devendo também acolher uma farmácia. Para o administrador, o "mais importante" do novo serviço é a sua "capacidade organizativa", explicando que, com a triagem, "os doentes mais graves saem logo da sala de espera".
A nova Urgência era reclamada há anos, mas só agora se tornou realidade. As obras prolongaram--se durante cerca de um ano.

in: JN

Nova urgência abre portas

As novas urgências da unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave começam a funcionar às oito da manhã desta quinta-feira. Com equipamentos médicos novos e novas instalações, o serviço funcionará do lado oposto ao actual.

Com um espaço totalmente novo, o serviço de urgências passa a ter uma urgência pediátrica separada do serviço destinado a adultos, o que não acontecia até agora, onde todos os utentes eram atendidos no mesmo local. Segundo o presidente do Conselho de Administração do Médio Ave, José Dias, a urgência médico-cirurgica do Centro Hospitalar do Médio Ave terá "tudo o que um serviço deste tipo necessita". Contudo, segundo adiantou, só em "Abril ou Maio"deverá ter um equipamento de TAC, estando previsto que nesta altura vá acolher também uma Viatura de Emergência Médica (VMER).

in: JN

Autarcas de Famalicão criticam desvio de médicos de família

Os autarcas de nove freguesias de Famalicão criticam o desvio de médicos das extensões de saúde para as unidades de saúde familiar. A maioria dos utentes não segue os clínicos e fica sem assistência personalizada.

A saída de médicos para as unidades está a preocupar os presidentes de nove juntas do concelho. Os autarcas de Requião, de Nine, de Landim, de Ruivães, de Lousado, de Arnoso Santa Maria, de Louro, de Gondifelos e de Seide reuniram-se, ontem, com o presidente da Câmara Municipal de Famalicão para solicitar ajuda na resolução do problema. A situação, que já era sentida em algumas localidades, agudizou-se com a abertura de duas unidades no final do ano passado.

in: JN

D. Quixote na Casa das Artes

Bailado Clássico
Companhia de Dança do Porto
16 e 17 de Janeiro, sexta e Sábado, 21h30,
Grande Auditório
Entrada: 5 euros
M/3
Duração 90 m

in Casa das Artes

Novo formato

Este blog iniciou hoje uma nova etapa, mudou de visual e irá começar a publicar outras informações sobre Famalicão.
Espero que seja do seu agrado.